A Porsche anunciou nesta semana que vai ampliar a gama de versões do novo 911 com a adição da configuração Carrera T, que começará a ser importada nos próximos meses.
Feito para ser leve, a variante tem uma série de medidas de redução de peso entre ajustes dinâmicos e usa câmbio manual de seis marchas - ou seja, um carro para os fãs mais puristas.
Com vidros mais leves e isolamento reduzido, ele pesa apenas 1.478 quilos - ele é mais de 40 kg mais leve que o 911 Carrera. E, pela primeira vez, o Carrera T também está disponível como Cabriolet. Os preços: R$ 929 mil na versão cupê e R$ 991 mil na conversível.
A letra "T" representa a versão Touring - e na Porsche isso remonta à homologação do 911 T como um carro de turismo, em 1968. O primeiro 911 T foi produzido até 1973.
Desde 2017, o 911 Carrera T está de volta, posicionado entre o Carrera e o Carrera S. Ele foca no prazer de condução, na pilotagem ágil e no ronco emocional. A tração é traseira.
O 911 Carrera T é movido pelo mesmo motor boxer de seis cilindros biturbo 3.0 do 911 Carrera. São 394 cv de potência e 45,9 kgf.m de torque, mas que no T recebe comandos de uma caixa de transmissão manual de seis marchas, que transfere a potência inteira para o eixo traseiro.
Com o pacote Sport Chrono que vem de série, o esportivo acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos) e pode chegar à velocidade máxima de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h).
Por andar mais que o antecessor, o carro recebeu um sistema de frenagem maior com diâmetro de disco de freio de 350 milímetros e pinças fixas de seis pistões na frente.
Outra novidade: pela primeira vez a Porsche equipou o modelo com eixo traseiro direcional como item de série em combinação com uma relação de direção mais direta no eixo dianteiro, otimizando assim a dirigibilidade.
A suspensão adaptativa promete acerto bem esportivo, pois é rebaixada em 10 mm - e também faz parte do pacote de itens de série.
A Porsche deu ao interior do Carrera T um visual mais purista, típico do modelo: esportivo e preto, com costura contrastante. A alavanca de câmbio é encurtada e coroada com um pomo de madeira de nozes com poros abertos.
Na frente dela há um emblema com o logotipo "MT" (de Transmissão Manual, em inglês). O logo do padrão de troca de marchas está impresso no lado do passageiro do painel.
A lista de equipamentos também inclui o volante esportivo revestido em couro e com aquecimento; assentos esportivos pretos, ajustáveis eletricamente e logo 911 T bordado nos apoios de cabeça. Mas vale deixar claro que o carro é todo personalizável: há opcionais de design para exterior e interior.