O Porsche 911, um dos mais icônicos carros esportivos da indústria mundial, tem novidades na linha 2025: um sistema híbrido leve inédito, design ligeiramente renovado e ainda mais conectividade.
Com o lançamento, a Porsche moderniza quatro de suas seis linhas de modelos em poucos meses: Panamera, Taycan, Macan e 911.
"O nosso portfólio está mais jovem do que nunca e é altamente atrativo", garante o CEO Oliver Blume. "Oferecemos aos nossos clientes ainda mais opções de personalização e experiências exclusivas."
Para os novos 911 Carrera GTS, os engenheiros da Porsche utilizaram técnicas do automobilismo como base para projetar o sistema híbrido.
"Desenvolvemos e testamos uma ampla variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adequaria perfeitamente ao 911. O resultado é uma propulsão única, que melhora significativamente o desempenho", explica Frank Moser, vice-presidente das linhas de modelos 911 e 718.
O leve e potente sistema T-Hybrid tem uma turbina alimentadora elétrico de gases de escape, que foi recentemente desenvolvida.
Nesse sistema, o motor elétrico integrado, instalado entre o compressor e a roda da turbina, acelera instantaneamente esse turboalimentador. Isso aumenta a pressão de reforço.
O motor elétrico no turbocompressor dos gases de escape também funciona como gerador, que rende até 15 cv de energia elétrica. Essa energia é extraída do fluxo dos gases de escape. O sistema elétrico não gera desperdício e permite a utilização de apenas um turboalimentador em vez dos dois anteriores, o que proporciona uma entrega de potência mais dinâmica e ágil.
O trem de força também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado à nova e mais potente transmissão de dupla embreagem (PDK) de oito marchas. Mesmo em marcha lenta, ele suporta o motor boxer com torque extra de até 15,3 kgf.m e fornece aumento de potência de até 40 kW (53 cv de potência).
A Porsche acopla os dois motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta, que corresponde em tamanho e peso a uma bateria de arranque convencional de 12 Volts, mas que é capaz de armazenar até 1,9 kWh de energia (bruta) e funciona a uma tensão de 400 Volts.
O coração da propulsão T-Hybrid é um motor boxer 3.6 recentemente desenvolvido. O sistema de alta tensão permite que o compressor do ar-condicionado seja acionado eletricamente. Como resultado, a transmissão por correia é suprimida, deixando o motor muito mais compacto.
Mesmo sem assistência elétrica, o motor entrega 485 cv e 58,1 kgf.m de torque. No total, a potência combinada é de 541 cv e 62,2 kgf.m - o aumento de potência em relação ao antecessor é de 61 cv.
O novo 911 Carrera GTS também supera o antecessor na aceleração de zero a 100 km/h, que agora é feita em 3 segundos cravados - antes era em 3,3 segundos.
Vale dizer que o 911 Carrera ainda tem motor boxer de 3.0 litros biturbo, que foi totalmente renovado. Entre outras coisas, adotou o intercooler dos modelos turbo, que agora fica sob a grade da tampa traseira, acima do motor.
Com estas modificações, a Porsche consegue simultaneamente redução nas emissões e aumento de potência para 394 cv, juntamente com um torque máximo de 45,9 kgf.m. O novo 911 Carrera vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge a velocidade máxima de 294 km/h - melhoria de 0,1 s e 1 km/h a mais em comparação com o seu antecessor.
Os números oficiais de consumo já revelados são os seguintes:
A suspensão do 911 Carrera GTS também foi revista. Pela primeira vez, o eixo traseiro direcional é de série. Aumenta a estabilidade em altas velocidades e reduz o círculo de esterço. A Porsche também integrou o sistema de estabilização anti-roll Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) ao sistema de alta tensão do modelo híbrido.
Isto permitiu a utilização de um sistema de controle eletrohidráulico, o que torna o sistema ainda mais flexível e preciso. A suspensão esportiva com sistema de amortecimento variável (PASM) e altura de deslocamento reduzida em 1 cm proporcionam o manuseio característico do GTS.
A Porsche simplificou o design exterior do 911 com atualizações cuidadosas. A maioria das medidas melhorou a aerodinâmica e o desempenho. As mudanças incluem novos para-choques e, pela primeira vez, todas as funções de iluminação integradas nos faróis LED matriciais, agora com gráfico característico de quatro pontos.
Isto permitiu omitir as luzes de condução dianteiras e criou espaço para aberturas de ventilação maiores na parte da frente do carro. No 911 Carrera GTS, a dianteira tem cinco abas de refrigeração ativas dispostas verticalmente e visíveis do exterior, e outra aba oculta em cada lado.
Pela primeira vez no 911, estes recursos são complementados por difusores dianteiros adaptativos na parte inferior da carroceria, que são controlados em conjunto com os flaps de refrigeração. Estes elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário: quando os requisitos de potência são mínimos, os flaps se fecham e otimizam a aerodinâmica.
Quando a necessidade de potência é elevada – por exemplo, na pista – os flaps direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores. Os sensores dos sistemas de assistência agora se localizam atrás de uma superfície brilhante, abaixo do local onde fica a placa.
Os sistemas de escape específicos de cada versão do 911 estão integrados às aletas do difusor. Um sistema de escapamento esportivo está disponível opcionalmente para o 911 Carrera. Já o 911 Carrera GTS vem de fábrica com escapamento esportivo específico.
Por dentro, a Porsche projetou o interior como de um carro padrão de dois lugares. Uma configuração de 2+2 assentos está disponível como opção, sem custo extra.
No cockpit, a Porsche combina o familiar DNA do design do 911 com tecnologia moderna: o conceito de controle Porsche Driver Experience concentra-se no eixo do motorista.
Elementos de controle essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao redor da peça. Incluem o interruptor do modo de condução padrão, a alavanca de assistência revista e, pela primeira vez no 911, um botão de arranque – à esquerda do volante, naturalmente.
No compartimento de arrumação do console central do novo 911 existe um espaço refrigerado para smartphones, com função de carregamento via wireless.
Pela primeira vez também o 911 vem com painel de instrumentos totalmente digital. A tela curva de 12,6 polegadas se adapta ao novo conceito de controle e exibição e pode ser personalizada. Oferece até sete visualizações, incluindo o display clássico exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador da Porsche, com cinco tubos e aquele tacômetro central como figura principal.
O sistema Porsche Communication Management (PCM) ainda é operado pelo display central de alta resolução, com tela de 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e o funcionamento dos sistemas de assistência foram melhorados.
O novo Porsche 911 híbrido também vem com novos recursos de conectividade, inclusive CarPlay mais integrado ao carro. Se desejado, ele exibe informações no painel de instrumentos e permite a operação de funções do veículo diretamente pelo assistente de voz Siri.
Pela primeira vez, o streaming de vídeo também está disponível opcionalmente enquanto o carro estiver parado. Aplicativos como Spotify e Apple Music podem ser usados como apps nativos no PCM, sem a necessidade de ter um celular conectado.
O novo 911 Carrera já pode ser encomendado nas versões Coupé e Cabriolet com tração traseira. Já o novo 911 Carrera GTS está disponível com tração integral e na variante Targa (exclusivamente com tração integral).
Ambas são equipados com o câmbio Porsche Doppel Kupplung (PDK) como padrão. Os preços para o mercado europeu devem ser revelados em breve. No Brasil, sua chegada deverá acontecer em 2025.