Uma certeza vida é que, por melhor que seja, nada dura para sempre. Revelado em 2016, o Porsche Panamera atual foi elogiado pelos entusiastas por se aproximar do icônico 911. Agora, chegou a vez de o cupê de quatro portas evoluir e ganhar uma nova geração. Mantendo a fórmula do antecessor, mas ainda mais tecnológico.
Nesta terceira geração, a Porsche não mexeu muito na fórmula, que mantém uma bela carroceria com toques de 911. Inclusive, as dimensões são quase as mesmas do antigo Panamera: 5,05 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,43 m de altura.
A grande mudança está no pacote tecnológico, que aproxima o cupê de quatro portas do elétrico Taycan.
Uma dessas novidades do Taycan herdadas pelo Panamera é o painel, que tem layout muito semelhante, com seletor de marchas no painel, um quadro de instrumentos digital configurável e a opção de uma tela adicional de 10,9 polegadas voltada para o passageiro.
Ainda segundo a Porsche, o novo Panamera oferece uma integração ainda maior entre o carro e celulares iPhone. Pelo app MyPorsche, é possível comandar funções do veículo diretamente pelo Apple CarPlay ou pela Siri, via comando de voz.
Na mecânica, o Porsche Panamera de terceira geração ganhou a opção - nas variações E-Hybrid - do sistema de suspensão pneumática ativa Porsche Active Ride, que é composto por amortecedores ativos de dois estágios e ligados a uma bomba hidráulica.
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Em outras palavras, o sistema é pensado para priorizar o conforto ou o desempenho de acordo com a situação de rodagem, filtrando as imperfeições do asfalto ou compensando a rolagem e mergulho do conjunto numa condução mais agressiva. Inclusive, é capaz de elevar automaticamente a altura da carroceria para facilitar a entrada ou a saída do veículo.
Outro equipamento que passa a ser padrão no modelo são os faróis com a tecnologia Matrix LED, enquanto o conjunto HD Matrix LED (com mais de 32.000 pixels por farol) marca presença na lista de opcionais, oferecendo um alcance do facho de luz de até 600 metros.
O Porsche Panamera terá quatro variações híbridas E-Hybrid. Uma delas é a Turbo E-Hybrid, que combina um novo motor elétrico de 190 cv com um aprimorado propulsor 4.0 V8, para desenvolver potência combinada de 680 cv e impressionantes 94,8 kgf.m de torque.
Casado com o câmbio PDK de oito marchas e dupla embreagem, acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e atinge 315 km/h de velocidade máxima. Além disso, pode rodar até 91 quilômetros (ciclo WLTP) como um automóvel 100% elétrico.
A linha terá ainda as variações a combustão Panamera e Panamera 4, equipadas com um propulsor a gasolina (também herdado do antecessor) 2.9 V6, que rende 353 cv de potência e 51 kgf.m de torque. Com tração traseira, o Panamera acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos. Já a tração integral do "4" permite que o cupê de quatro portas atinja os 100 km/h em 4,8 segundos.
A Porsche já iniciou a produção do novo Panamera na fábrica de Leipzig (Alemanha), mas a entrega dos primeiros exemplares aos clientes europeus está programada apenas para março de 2024.
No Brasil, a pré-venda do Panamera de terceira geração também está prevista para começar apenas no próximo ano, mas ainda sem data definida.