Pulse híbrido: quanto mais econômico é o novo SUV?

Realizamos um teste em Belo Horizonte para ver a diferença entre o SUV eletrificado e o 100% a combustão

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Marcelo Monegato
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Em seu primeiro passo para tornar a eletrificação algo menos distante do consumidor brasileiro, a Fiat apresentou na última semana as versões híbrida-flex dos SUVs Pulse e Fastback.

Na realidade, a marca italiana desenvolveu um sistema híbrido-leve de 12 volts, que em linhas gerais utiliza um motor elétrico para dar um “empurrãozinho” nas arrancadas, em alguns momentos que o motor a propulsão é mais exigido, e principalmente na hora que o bloco que bebe tanto gasolina quanto álcool é menos eficiente, ou seja, mais consome: aquele em que ainda está frio, longe de sua temperatura ideal de funcionamento.

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Pulse Audace Hybrid é a versão mais em conta dos novos híbridos da marca italiana
Crédito: Divulgação
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Sozinho, este sistema, formado por um motor elétrico que é alimentado por uma bateria de chumbo de 68 amperes localizada no propulsor e outra de íon de lítio posicionada sob o banco do motorista, não consegue colocar o carro em movimento. Aqui, a eletricidade é sempre uma assistente essencial ao protagonismo do bloco a combustão, que no caso dos dois modelos da Fiat é o T200, também conhecido como 1.0 turbo de três cilindros, flex, que desenvolve 130 cv de potência máxima e 20,7 kgf.m de toque. A transmissão é automática CVT.

Importante destacar que o propulsor elétrico também tem a missão de recarregar as duas baterias, que conta com uma ajudinha extra do sistema regenerativo instalado nos freios dos SUVs, reaproveitando a energia cinética das frenagens.

Mas a pergunta que fica é: quanto mais econômico este sistema pode ser? Bom, a Fiat fala em torno de 11,5% para o Fastback e 10,7% para o Pulse.

Nós do WM1 tivemos a oportunidade de participar de um teste para ver na prática de quanto é essa economia de combustível em um circuito de aproximadamente 10 km na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Esteticamente o Pulse Hybrid não ganhou nenhuma novidade em relação ao modelo a combustão
Crédito: Divulgação
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Inicialmente andamos em um Pulse 100% a combustão com o tanque utilizando apenas etanol. Além do motorista, uma segunda pessoa, no caso um engenheiro da Fiat, nos acompanhou. Dois detalhes importantes: o ar-condicionado sempre esteve ligado e o limite de velocidade das vias foram respeitados.

Na sequência, trocamos de carro. Pulamos para dentro de um Pulse com a nova tecnologia híbrida, e com o tanque utilizando também 100% etanol. E percorremos o mesmo caminho.

Belo Horizonte é uma cidade com muitas subidas e decidas. No momento em que realizamos o teste, por volta das 10h da manhã de uma sexta-feira em que a chuva ia e voltava, o trânsito estava ligeiramente ruim, com alguns pontos de lentidão, mas sem congestionamentos.

Painel de instrumentos agora tem uma tela que mostra o funcionamento do sistema híbrido
Crédito: Divulgação
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E os resultados obtidos foram:

  • Modelo 100% a combustão – 4,6 km/l (etanol)
  • Modelo eletrificado – 6,4 km/l (etanol)
  • Claro que em um circuito curto como este, qualquer semáforo aberto ou fechado, um caminhão mais lento em uma subida, ou até um carro quebrado pela frente causando lentidão – como aconteceu quando estávamos testando a opção híbrida-flex do Pulse – podem alterar os números. No entanto, o fato é que a economia existe e em um valor interessante, que representará economia nítida para o bolso do proprietário e também menos gases poluentes emitidos na atmosfera.

    Vejas as versões e os preços do Pulse Hybrid:

    • Pulse Audace Hybrid (R$ 125.990): multimídia com tela de 10,1 polegadas, banco bipartido, câmera de ré e sensor de estacionamento, chave presencial, carregador por indução, partida remota, rodas de 16 polegadas e volante em couro.
      • Pulse Impetus Hybrid (R$ 140.990): todos os itens da Audace mais painel digital de sete polegadas, sensor de estacionamento dianteiro, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma, farol de neblina, retrovisores externos com funções tilt down e rebatimento, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, farol alto automático, rodas de 17 polegadas, bancos de couro e teto bicolor.
      • Tags:Fiat
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