Você viu aqui no WM1 que Fiat Pulse e Fastback híbridos abrem, neste fim de ano, o caminho da marca italiana do Grupo Stellantis para a fase da eletrificação.
Os modelos foram lançados com preços entre R$ 125.990 e R$ 140.990, no caso do Pulse; e de R$ 151.990 a R$ 161.990 para o Fastback. Por estes valores e com a proposta de serem híbridos, fica a pergunta: com quais modelos os dois disputam mercado?
A resposta, na prática, é a mesma de sempre: com os tradicionais SUVs compactos que competem nesta faixa de preço. Mas existem outros carros com viés mais sustentáveis que também entrariam nessa disputa. E nós elencamos alguns deles abaixo.
A dupla de SUVs da Fiat usa esquema leve de hibridização, chamado de micro-híbrido. Exatamente a mesma classificação de tecnologia do Kia Stonic, embora no caso do carro sul-coreano a engenharia seja diferente.
O modelo é um SUV subcompacto - são 4,14 metros de comprimento - e equipado com um motor 1.0 turbo a gasolina, de 118 cv, e um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
O pequeno propulsor a bateria não move o carro da Kia, mas ajuda a reduzir o consumo. As médias são de 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). O Stonic, hoje, custa R$ 134.990.
Assim como o Kia Stonic, o Caoa Chery Tiggo 5x PRO Hybrid Max Drive é um híbrido leve. Tem motor 1.5 turbo flex de 160 cv de potência e câmbio automático CVT. É outro SUV compacto.
Mas, diferentemente do Kia e da dupla da Fiat, no Tiggo o motor elétrico entra em cena para garantir mais potência e torque em situações de maior demanda. O resultado são números de consumo só regulares: 11,1 km/l (cidade) e 10,9 km/h (estrada).
As vantagens estão nos benefícios fiscais de ser um híbrido e também no tamanho: com 4,31 metros de comprimento, é maior que o carro da Kia. Custa R$ 154.990.
Por ora, apenas esses dois (Stonic e Tiggo 5X) são rivais diretos de Pulse e Fastback híbridos por faixa de preços e proposta. Afinal, falamos do segmento de compactos - se considerarmos SUVs médios, aí Caoa Chery Tiggo 7 Hybrid, Toyota Corolla Cross e BYD Song, entre outros, entrariam na briga.
Mas fica o alerta: uma legião de novos concorrentes "menores" se prepara para entrar nessa disputa.
No degrau de baixo, de compactos, o Chevrolet Tracker é um deles, assim como a dupla de SUVs da Volks - T-Cross e Nivus. Essa trinca pode ganhar versões híbridas flexíveis nos próximos anos.
Outros modelos que podem ganhar variantes híbridas, inclusive flexíveis, são os futuros Toyota Yaris Cross, a nova geração do Honda WR-V, que promete voltar ao Brasil em 2025, e a nova geração do Nissan Kicks.
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