A quarta geração do Porsche Cayenne terá uma versão totalmente elétrica. Segundo a marca, um rigoroso programa de testes já está em andamento para os primeiros protótipos da configuração movida a bateria.
A Porsche também disse que tem avançando no desenvolvimento de seus modelos híbridos e com motor a combustão. Até e após 2030, a inédita e quarta geração do SUV será vendida mundialmente com três versões de motorização.
A ideia é que as próximas gerações continuem a história de sucesso do modelo, mantendo todas as suas características familiares .
"O Cayenne sempre definiu o carro esportivo de seu segmento. No meio da década, a quarta geração vai estabelecer padrões no segmento como um SUV elétrico", garante Oliver Blume, CEO global da Porsche.
"Ao mesmo tempo, na próxima década, nossos clientes ainda poderão escolher entre uma ampla gama de modelos a combustão e híbridos.", complementa o executivo.
A terceira e atual geração do Cayenne será aprimorada e vai continuar sendo oferecida ao lado da quarta geração, que terá uma configuração totalmente elétrica.
A atual geração do SUV, que no ano passado recebeu uma das maiores atualizações de produto da história da Porsche, será redesenvolvida com grande investimento tecnológico no futuro.
De acordo com a Porsche, os desenvolvedores se concentrarão, entre outras coisas, nos motores, em particular na melhoria da eficiência do V8 - criado pela Porsche e fabricado em Zuffenhausen.
Ainda nas palavras da empresa, medidas técnicas extensas vão garantir que o motor biturbo esteja preparado para cumprir os futuros requisitos legislativos.
Mas a Porsche garante que está comprometida com a eletromobilidade.
"Nossa estratégia de produto poderia nos permitir entregar mais de 80% de novos carros totalmente eletrificados em 2030 – dependendo da demanda de clientes e da evolução da eletromobilidade nas regiões do mundo", explica Blume.
Completamente redesenhada e reestilizada, a quarta geração do Cayenne será destinada a apoiar significativamente o crescimento da eletromobilidade dentro da gama da fabricante.
O SUV totalmente elétrico será baseado em um desenvolvimento abrangente da Premium Platform Electric (PPE), que tem arquitetura de 800 Volts.
"A flexibilidade da arquitetura nos permite integrar a tecnologia mais recente nas áreas de sistemas de alta tensão, trem de força e chassi. Vamos utilizar o potencial da eletrificação e elevar o Cayenne a um nível completamente novo em vários aspectos – por exemplo, no desempenho de condução", explica Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Porsche.
Além das características de condução da empresa, há outros objetivos de desenvolvimento. Como a alta capacidade e estabilidade de carregamento, a alta eficiência e os níveis de conforto e de usabilidade de alto luxo para o dia a dia.
Após uma fase prolongada de desenvolvimento e de testes digitais, bem como os primeiros testes nas pistas de prova do Centro de Desenvolvimento em Weissach, os primeiros protótipos do Cayenne EV já saíram da fábrica.
"Os testes no mundo real começaram, e este é um dos marcos mais importantes do processo de desenvolvimento", garante Michael Schätzle, vice-presidente da linha Cayenne.
Até a data de lançamento, os protótipos terão completado "vários milhões de quilômetros" de testes, sob condições climáticas e topográficas extremas. "Dessa forma, nós garantimos a durabilidade e a confiabilidade do hardware, do software e de todas as funções do carro de acordo com nossos padrões de qualidade", finaliza o executivo.