A Ram comemora, neste final de novembro, 15 anos como marca independente - foi em 2009 que a então Chrysler, que depois se fundiria com a Fiat para formar a FCA, decidiu fazer do antigo modelo de picape da Dodge uma nova empresa.
Deu muito certo: hoje, é uma das fabricantes de picapes mais cobiçadas do Brasil e do mundo. Para celebrar, a marca reuniu seu time de embaixadores em um evento no interior de São Paulo no último final de semana.
"Tenho orgulho em fazer parte da história dessa marca. Cada recorde de venda e reconhecimento em importantes premiações concretiza que estamos trabalhando no caminho certo. Que venham mais 15 anos de novidades e celebrações", disse Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul.
Em outubro de 2009, Sergio Marchionne, então CEO do grupo Fiat, anunciou a separação das marcas Dodge e Ram, transformando a Ram na única marca premium e exclusiva de picapes.
Naquela época, a "Dodge Ram 2500" era o único modelo da empresa vendido no Brasil. O próximo passo, no entanto, veio só no Salão do Automóvel de 2016, quando a marca mostrou a picape 1500.
Em 2019, a Ram lançou a nova geração da Ram 2500. Equipada com o motor 6.7 Cummins turbodiesel de 365 cv de potência e quase 110 kgf.m de torque, chegou com tecnologias até então nunca vistas em uma picape, como central multimídia de 12 polegadas, câmera 360° e câmera de caçamba, além de cancelamento ativo de ruídos.
Em 2020, a empresa rompeu a barreira dos 10 mil emplacamentos no país. No fim do mesmo ano, a Ram 1500 Rebel foi lançada. Era a primeira picape full-size que vinha com o motor V8 Hemi a gasolina de 400 cv.
Em março de 2022 veio a Ram 3500, a maior e mais luxuosa picape da empresa, também movida pelo 6.7 Cummins. Em agosto do mesmo ano foi a vez da Classic aparecer e expandir a gama de modelos da marca. Mais uma com motor 5.7 V8 Hemi.
Mas o grande divisor de águas da Ram ainda estava por vir. Lançada em junho de 2023, a Rampage - a primeira Ram feita fora do eixo EUA/México - foi apresentada em três versões: Rebel, Laramie e R/T.
Cada uma delas com propostas e experiências distintas, seja no ambiente off-road ou até na pista. Quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), a Rampage é até hoje a picape mais potente e rápida feita na América do Sul.
Foram mais de 30 mil picapes vendidas em pouco mais de um ano. Graças ao sucesso, a picape ficou mais poderosa na linha 2025 com a chegada do novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45, 9 kgf.m de torque. Ficou mais ágil e teve queda no consumo de combustível. Também ganhou versão inédita, a Big Horn.
Para finalizar a linha do tempo, em 2024 a Ram também renovou a proposta da picape 1500, que trocou o V8 por um motor 3.0 Hurricane V6 biturbo a gasolina ainda mais forte, com 426 cv e 64,3 kgf.m de torque. Automaticamente ela se tornou a picape mais rápida oferecida no país, com aceleração de zero a 100 km/h em 5,3 segundos.