A RAM revelou nesta semana, na CES - de "Consumer Electronics Show", tradicional feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas (EUA) - a picape 1500 Revolution que você confere nesta reportagem.
Trata-se de um conceito/protótipo que mostra como deverá ser o futuro da marca de picapes do Grupo Stellantis, tanto em termos de design quanto no de tecnologias.
Porte gigante, luzes de LEDs espalhadas por todos os lados, muita imponência e vincos agressivos são os detalhes que mais chamam a atenção.
De acordo com Mike Koval Jr., CEO da RAM, "a RAM 1500 BEV é o sinal mais claro de onde a empresa quer chegar durante essa jornada eletrificada".
Note pelas imagens que não há quadro de instrumentos no interior - apenas duas telas gigantes de 14 polegadas no centro do painel. De acordo com a empresa, as informações do cluster serão exibidas por um head-up display de realidade aumentada projetado no para-brisas.
Mais tecnologias inéditas no segmento de picapes: câmeras no lugar dos retrovisores e visores 360º em toda a carroceria.
Vale salientar que todas essas novidades estão no protótipo, mas não estão confirmadas na versão de produção. A 1500 Revolution será feita sobre a plataforma STLA Frame, da Stellantis.
Ainda não foi confirmado, mas a empresa garante que a picape terá arquitetura de 800 Volts, o que permite que ela possa ser recarregada em ultracarregadores de até 350 kW. Ou seja, aposte em tempos de recarga superrápidos.
A RAM ainda não confirma qual motor será usado pela 1500 Revolution, mas a imprensa especializada norte-americana afirma que ela terá dois tamanhos de bateria, entre 160 kWh e 200 kWh. Com a maior, a picape poderá chegar a incríveis 800 quilômetros de alcance.
Além disso, dois motores - possivelmente um em cada eixo - devem automaticamente fazer com que a grandona tenha tração integral, algo quase que obrigatório para um modelo como esse.
Isso sem contar que a empresa ainda planeja oferecer, como opcional, um extensor de autonomia, algo que Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV e os modelos da Rivian não entregam.
Mais uma vez usando como fonte os sites oficiais dos Estados Unidos, dados estimados garantem que essa RAM poderá ter algo próximo a 900 cv na versão mais poderosa - o que não surpreende, afinal já começamos a nos acostumar com os dados impressionantes desses conjuntos elétricos.
Recentemente, a Chevrolet revelou que a futura Silverado EV será mais veloz do que um Camaro no na arrancada de zero a 100 km/h. Novos tempos...