O SUV Renault Captur não está mais disponível na Argentina. O modelo, que era importado do Brasil, já não aparece mais na relação de modelos do site oficial da marca no país vizinho.
Consultado pelo site local Motor1 Argentina, a Renault disse que pretende priorizar os modelos de produção nacional e, por isso, optou por "descontinuar temporariamente" o Captur. Mas, vale ressaltar, sem perspectiva de retomada nas vendas.
Independentemente do motivo, o Captur estava bem longe de ser um sucesso nesses últimos tempos. No acumulado do primeiro bimestre, dados da Acara (a associação que representa os concessionários do país) mostram que foram registrados apenas 104 emplacamentos do SUV na Argentina. No mesmo período, o Duster emplacou 413 unidades.
Atualmente, a Renault produz na Argentina os modelos Alaskan, Logan, Sandero, Stepway e Kangoo. Com o fim do Captur, os SUVs Duster e Koleos, os furgões Master e Kangoo Z.E. e também a picape Oroch seguem como os importados na gama local.
No primeiro bimestre, dados da Fenabrave apontam que foram emplacadas apenas 58 unidades do Captur. No mesmo período, o Duster teve 3.647 unidades registradas.
No entanto, oficialmente, a Renault destaca que o Captur segue em linha e que a escassez do SUV nas concessionárias brasileiras é explicada pela falta de componentes - principalmente chips eletrônicos.
Mas fontes ligadas ao fabricante informaram recentemente ao WM1 que o modelo pode ser descontinuado até o ano que vem, como parte da estratégia da marca de tirar de linha os produtos de origem Dacia da filial brasileira. Para quem não lembra, o Captur usa a mesma plataforma do Duster, que originalmente é um modelo Dacia.
Lançado no mercado brasileiro em novembro de 2016, o Renault Captur surgiu como uma opção mais sofisticada de SUV compacto, ainda que baseada no conjunto mecânico do Duster.
Apesar do nome e do visual externo bem semelhantes ao de um SUV da gama francesa da Renault, o "nosso" carro surgiu inicialmente na Rússia, com o nome de Kaptur, e seguiu em linha no país da Europa Oriental até o ano passado, quando a sua produção foi interrompida sob os efeitos do conflito militar na Ucrânia.
Nos primeiros anos, concorrendo contra um Duster envelhecido, o Captur realmente se saiu melhor em vendas, atingindo um pico de 28.660 unidades em 2019.
Mas, com o lançamento da segunda geração, em 2020, o Duster ficou mais sofisticado. O impacto disso foi visto nos anos seguintes, com o SUV de origem russa sempre levando a pior em vendas em relação ao irmão.
No ano passado, foram 22.690 unidades do Duster emplacadas, contra 3.007 emplacamentos do Captur - o pior resultado em vendas do modelo desde o seu lançamento.
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