Nem parece tanto tempo. Mas lá se vão 25 anos desde que o primeiro protótipo da Renault Scénic foi montado no Brasil. A marca francesa até podia não imaginar. Mas o Scénic foi o modelo que deu o "start" na febre das minivans, que também teve como representantes modelos como o Chevrolet Zafira e o Citroën Xsara Picasso.
Essa Scénic de primeira geração durou até 2010 e teve mais de 142 mil unidades produzidas. O fim do modelo combinou também com a queda na popularidade desses monovolumes, que foram substituídos na preferência do público pelos utilitários esportivos (SUVs).
Apesar de não terem a mesma fama do passado, as minivans ainda são perfeitas para quem quer um carro espaçoso e relativamente compacto. E, atualmente, sem precisar secar as reservas financeiras da família.
Confira a seguir uma seleção de minivans acessíveis disponíveis no estoque de carros usados da Webmotors.
A minivan da Citroën compartilhava com a Scénic qualidades como o bom aproveitamento de espaço interno e os bancos traseiros individuais. Mas era ainda maior e mais espaçosa.
Um anunciante de Catanduva (SP) pede R$ 26,5 mil por um exemplar 2011 da versão GLX, equipada com o motor 1.6 de 113 cv e câmbio manual de cinco marchas. O carro também tem freios ABS e airbags, ar-condicionado, rodas de liga leve e até DVD player.
O Renault Scénic é um exemplo de carro que foi melhorando ao longo da vida. Apesar das últimas safras já estarem defasadas em relação ao equivalente europeu do mesmo ano, ainda eram uma opção interessante para quem buscava um carro espaçoso e bem equipado.
Como o exemplar ano/modelo 2010 oferecido por R$ 27,9 mil por um vendedor do Rio de Janeiro (RJ). Da versão topo de linha Privilége e equipado com o motor 1.6 16V flex de 115 cv, tem uma recheada lista de equipamentos, com airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, rodas de liga leve e rádio original de fábrica. De quebra, o anúncio destaca que o carro tem apenas 78 mil quilômetros rodados.
A minivan Chevrolet Zafira é um daqueles carros que deixaram saudades no mercado brasileiro. Feito sobre a base do médio Astra, combinava o robusto motor 2.0 Família 2 com um prático sistema que escondia os dois bancos adicionais no piso do porta-malas.
Um vendedor de São Paulo (SP) pede R$ 29 mil por um exemplar 2009 da versão Expression. Com cerca de 147.500 quilômetros no hodômetro, o carro - de único dono - tem ar-condicionado, câmbio automático, airbags e até um DVD para os passageiros dos bancos traseiros.
O Fiat Idea brasileiro era, basicamente, um hatch Palio transformado em minivan. O espaço para os passageiros podia não ser tão brilhante quanto sugeria o formato da carroceria. Mas o porta-malas de 380 litros era capaz de comportar a bagagem de uma família com filhos pequenos.
Um anunciante de São Paulo (SP) pede R$ 29,7 mil por um exemplar 2008 da versão ELX, equipada com o robusto (e fácil de manter) motor 1.4 Fire de 81 cv. A minivan tem aquele pacote básico de equipamentos para quem privilegia o conforto (ar-condicionado e vidros elétricos) e soma apenas 76 mil quilômetros no hodômetro.
A marca da gravata se deu ao luxo de oferecer dois monovolumes ao mesmo tempo no mercado brasileiro. A minivan Meriva era uma espécie de irmã menor da Zafira, sem a opção de sete lugares e feita sobre a base do Corsa. Mas não deixa de ser uma opção interessantíssima para que precisa de um carro econômico e espaçoso.
Um vendedor de São Paulo (SP) pede exatos R$ 30 mil por um exemplar 2012 da versão Maxx 1.4. As fotos mostram um carro bem conservado e completo, com airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve, ar-condicionado e rádio de fábrica. O hodômetro registra pouco mais de 116 mil quilômetros.