Saiba por que este Fiat 500 tem rodas assim

Carro teve o eixo traseiro adaptado para poder rodar com jovem de 16 anos ao volante

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Saiba por que este Fiat 500 tem rodas assim
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Tem gente que usa a expressão “jeitinho brasileiro” para falar, de forma geralmente pejorativa, da capacidade que temos de nos adaptar a diferentes situações, por vezes com muita criatividade. Mas os alemães também são rápidos quando deles é exigida alguma capacidade de adaptação e um exemplo disso é cada vez mais visto nas ruas do país europeu. Na verdade, trata-se de uma bizarra gambiarra para permitir que jovens de 16 anos tenham autorização para dirigir em vias públicas até tirarem a carta definitiva, concedida apenas a maiores de 18 anos – inclusive para acelerar em Nürburgring, que tem um trecho que funciona como rodovia pedagiada de mão única.

A legislação de trânsito local permite que motoristas com 16 a 18 anos dirijam veículos cujo eixo traseiro não exceda 46 centímetros de bitola ou largura e o motor não ultrapasse 20,3 cv de potência, com velocidade máxima limitada a 90 km/h. Parece especificação de moto pequena, mas customizadores encontram uma brecha para adaptar as especificações em automóveis.

A saída encontrada, além de “capar” a potência do motor, foi mudar o eixo traseiro dos carros, trazendo as duas rodas quase juntas na parte central da carroceria, justamente para cumprir a exigência dos 46 centímetros. Um Fiat 500 Abarth adaptado foi, inclusive, fotografado e registrado em vídeo  em Nürburgring com a gambiarra em ação  - as imagens foram originalmente publicadas no site "Auto Evolution". Como a potência é limitada, a estabilidade reduzida na parte traseira acaba não afetando tanto assim a estabilidade do hatch.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A adaptação virou moda na Alemanha e customizadoras locais estão se beneficiando disso, cobrando algo entre 4,5 mil e 5.000 euros (entre R$ 15,5 mil e R$ 17 mil) para mexer no carro – valor alto até para os padrões europeus.

Muita gente vai torcer o nariz ao ver um carro desses rodando por aí. No caso do 500 Abarth, o subcompacto recebeu coberturas nas caixas de roda traseiras com uma ilustração das rodas de verdade, que deveriam estar ali, mas foram deslocadas das extremidades para a parte de baixo da carroceria.

Pelo menos, se o proprietário tiver dinheiro sobrando, a modificação pode ser revertida quando o motorista completar 18 anos.

Comentários
Wid badge