A Toyota chegou a trazer ao Brasil em 2013 o cupê GT86, que chegou a ser dirigido por jornalistas especializados, mas os planos de vender o esportivo aqui acabaram sendo engavetados, por conta da crise econômica. Com posição de dirigir excelente, motor 2.0 boxer (de cilindros “deitados” e contrapostos) de 200 cv, transmissão automática e tração traseira, o modelo acabou não vindo e deixou muita gente com água na boca.
O GT86, na verdade, é um projeto conjunto com a também japonesa Subaru, responsável pelo motor boxer e que tem sua versão própria do cupê, chamada de BRZ – na verdade, é o mesmo carro, inclusive na parte visual, trazendo emblema diferente. Agora, a Subaru está perto de lançar a aguardada versão STI do BRZ, desenvolvida pela mesma divisão de alta performance que designa os modelos mais potentes e capazes na pista da montadora oriental.
A Subaru divulgou um “teaser” do BRZ STI, no qual dá para ver a tampa do porta-malas com uma grande asa traseira, indicando que ao menos na parte visual a novidade vai chamar a atenção. O modelo de produção deve ser bem parecido com o conceito BRZ STI Performance, que a Subaru mostrou no Salão de Nova York de 2015 (foto acima).
A apresentação oficial já tem data marcada e vai acontecer no próximo dia 8 de junho, conforme a fabricante anunciou na sua conta no Twitter (abaixo fotos da versão "civil" do BRZ).
Com isso, dá para adiantar que o BRZ STI terá, além da asa traseira de grandes dimensões, kit aerodinâmico completo, com difusor traseiro e saias laterais, mais opção de freios Brembo e rodas de liga leve com acabamento escurecido.
Quanto ao desempenho, rumores indicam que não será muito superior ao entregue pelo BRZ convencional e seu motor 2.0 aspirado de 208 cv. Em vez de ganhar turbo, esse propulsor deve receber ajustes para ampliar a potência para a faixa dos 230 cv.