O Creta terá que amargar, pelo segundo ano consecutivo, o posto de terceiro SUV mais vendido do Brasil - levando em consideração vendas diretas e varejo. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (8/1) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo da Hyundai teve 69.116 unidades emplacadas. Desta forma, ficou atrás do Volkswagen T-Cross, campeão com impressionantes 83.990 emplacamentos, e também do Chevrolet Tracker, que cravou 69.431 unidades comercializadas no ano.
Os três primeiros colocados de 2024 são exatamente os mesmos de 2023, mas com uma diferença. Ao contrário do que aconteceu há dois anos, quando T-Cross disparou e o Tracker deu pouquíssimas chances ao Creta, no ano passado o Hyundai fechou novembro à frente do Chevrolet com uma margem de 1.778 unidades - mas não aguentou a pressão em dezembro e foi superado nos últimos dias...
No último mês do ano, o Creta somou mais 8.430 unidades vendidas, contra 6.341 do Tracker. Analisando os números e o histórico dos dois modelos durante todo o ano de 2024, constatamos que o Hyundai não teve um mês ruim, mas o Chevrolet imprimiu um ritmo extremamente forte. Tanto que dezembro foi seu melhor mês no ano em emplacamentos.
Se Chevrolet Tracker e Hyundai Creta travaram um duelo até os últimos dias, o T-Cross disparou na frente logo nos primeiros meses de 2024 e levantou o título de SUV mais vendido do Brasil com certa tranquilidade: somou 83.990 emplacamentos - uma diferença de 14.559 para o Tracker. Aliás, o Volks comemorou o bicampeonato nessa categoria.
Detalhe: em dezembro, com 9.987 unidades comercializadas, o T-Cross não apenas foi o SUV mais emplacado, como também o terceiro carro mais vendido no geral. Ficou atrás somente da Fiat Strada e do Volkswagen Polo.