É oficial! Conforme antecipado esta semana pelo WM1, a belíssima sport-touring Suzuki GSX-S 1000 GT é um dos destaques do Festival Interlagos, que acontece entre esta quinta e o final de semana.
O modelo será lançado no dia 20 de julho e já tem até preço: R$ 92.600. Abaixo, saiba tudo sobre esse modelo, que mistura desempenho de superbike com nível de conforto superior.
A Suzuki brasileira havia soltado um teaser em sua conta no Instagram com um vídeo levemente camuflado pela inscrição "vem aí" em letras garrafais.
As imagens eram da GSX-S 1000 GT - com trechos do vídeo que publicamos junto com a matéria, dois anos atrás. Agora é oficial: ela começa a ser vendida a partir do dia 20 de julho.
A chegada da GSX-S 1000 GT botará a Suzuki no restrito, mas muito competitivo, nicho das sport-touring de alto desempenho. Aliás, a receita básica das sport-touring - ou esportivas-turismo - é justamente esse: misturar desempenho de supermotos com conforto aprimorado.
Afinal, as esportivas andam forte, mas a posição de pilotagem costuma ser cansativa e a vida do garupa é sempre difícil - quando não é impossível.
As "ST" mantêm a performance nervosa (ou algo próximo, já que às vezes são "amansadas"), mas ganham características e recursos que permitem cobrir longas distâncias sem sofrimento.
A GSX-S 1.000 GT (no caso, a sigla é de Gran Turismo) é exatamente isso. Tem motor quatro-cilindros em linha e 999 cm³, que rende 152 cv a 11.000 rpm e torque de 10,8 kgf.m a 9.250 rpm. Ou seja, acelera muito forte!
Mas, ali em cima, o piloto e o garupa vão bem acomodados em um largo banco e com as costas retas, protegidos por uma carenagem completa (frontal e laterais) e por um bom para-brisa.
Eles dispõem, ainda, de baús laterais para levar suas bagagens.
Essa GT ainda traz outros quitutes para facilitar a vida dos viajantes. Tem controle de tração com cinco ajustes, ABS com atuação em curvas, acelerador eletrônico, quickshifter bidirecional e embreagem assistida e deslizante.
Além disso, tem três modos de pilotagem - ativo, que libera potência e torque sem limitações; básica, que faz a entrega de forma um pouco amansada; e conforto, cujas respostas são bem mais lentas e dóceis.
A iluminação é full-LED e, à frente do piloto, surge um painel com telinha de TFT colorida de 6,5 polegadas, completo nas informações que oferece e ainda com conexão via Bluetooth para chamadas, músicas e navegação GPS através do celular do piloto.
O tanque leva ótimos 19 litros de combustível, o que garante excelente autonomia. Outras especificações importantes são a suspensão dianteira invertida Kayaba , os freios Brembo e os pneus Dunlop Sportmax Roadsport2 de alto desempenho.
Para completar, não podemos deixar de destacar o design agressivo e futurista.
Com aspecto de robô de filme de ficção científica, a Suzuki GSX-S 1.000 GT tem dois pequenos faróis separados por uma entrada de ar, duas linhas de LED logo acima na função de luzes de rodagem diurna, (DRLs), linhas retas e angulosas, "asinhas aerodinâmicas" nas carenagens laterais, piscas discretos e traseira sóbria e elegante.
Será, certamente, a moto mais interessante da Suzuki no mercado brasileiro em muito tempo.