Toyota Bandeirante renasce mais uma vez

Lançado para EUA e Europa, New Land Cruiser 2024 é a reencarnação do modelo que foi vendido no Brasil. Motor é de Hilux

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Roberto Dutra
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Conheçam o New Land Cruiser 2024. É uma espécie de reencarnação do Bandeirante, aquele jipe rústico que foi vendido no mercado brasileiro décadas atrás e foi um dos primeiros SUVs autênticos a rodar por nossas estradas - muitas de terra, na época.

Se o bandeirante foi o primeiro jipe a ser feito pela Toyota fora do Japão, aqui no Brasil, o novo Land Cruiser acaba de ser lançado para ser vendido nos Estados Unidos e na Europa.

O Toyota New Land Cruiser tem linhas retas e quase quadradas, algo cada vez mais raro
Crédito: Divulgação
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A identidade visual é evidente, com aquele aspecto robusto e que dá a impressão de que o carro é capaz de passar por qualquer estrada. Mas devidamente atualizado com todas as modernidades que os tempos atuais exigem - sem, no entanto, firulas estéticas excessivas. Tanto que tem linhas reativamente quadradas, algo cada vez mais raro nos dias de hoje.

Faróis com lentes retangulares e assinaturas redondas, lanternas verticais quase quadradas, para-choques dianteiro e traseiro bem definidos, linha de cintura alta e teto em cor diferente marcam o design do novo Land Cruiser.

O design do carro não deixa dúvidas quanto à semelhança - ainda que distante - com o nosso Bandeirante
Crédito: Divulgação
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É uma configuração menor que a já existente lá fora, chamada de LC 300, e substitui também o Land Cruiser Prado, modelo de sucesso nos Estados Unidos e que também andou sendo vendido no Brasil - entre 2002 e 2009.

O New Land Cruiser usa a mesma plataforma TNGA-F com longarinas do Prado e da picape Tacoma. Tem 4,92 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,87 m de altura e 2,85 m de entre-eixos.

A traseira lembra a do SW4 vendido no Brasil. Uma das opções de motor será o 2.8 turbo-diesel da Hilux
Crédito: Divulgação
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Na Europa, usará o conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, o mesmo da Hilux e do SW4 vendidos por aqui. A transmissão será automática de oito marchas. Em 2025, ganhará uma versão híbrida-leve, com motor elétrico de 48 Volts. Nos EUA, terá o motor 2.4 turbo de quatro cilindros a gasolina, já híbrido-leve, capaz de render 330 cv.

Terá controles para o diferencial traseiro, seletor de modos de condução e da tração 4x4, e sistemas modernosos como o Multi-Terrain Monitor, que usa uma câmera de alta-definição para visualizar o piso à frente e mudar automaticamente algumas configurações de rodagem.

Bruto só por fora: o interior se rende às modernidades, com painel digital e uma enorme tela multimídia
Crédito: Divulgação
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E, claro, terá assistências à condução como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência, entre outros recursos. A bordo, serão cinco ou sete lugares, ambas com painel 100% digital, carregador sem fio para smartphones e demais mimos de conforto habituais hoje em dia.

Nos Estados Unidos, custará cerca de US$ 50 mil, ou perto de R$ 240 mil. As chances de vir para o Brasil são bem pequenas, mas se vier ficará na casa dos R$ 350 mil, ou logo abaixo do SW4, que começa em R$ 376 mil.

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