A Toyota revelou na semana passada, na Itália, a primeira Hilux híbrida do planeta. Batizada de Hilux Invincible, a nova versão tem um sistema híbrido-leve com bateria de 48 Volts, e une um motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência a um conjunto composto por um gerador elétrico e uma bateria de íons de lítio - com mais 16 cv e 6,6 kgf.m.
Dessa forma - e sem precisar alterar a estrutura de construção -, a picape pode conseguir números bem melhores de consumo, embora estes dados ainda não tenham sido revelados.
A Toyota ainda afirma que as capacidades da versão são ainda melhores. Com sistema Multi-Terrain Select e freio regenerativo, pode levar até 1.000 quilos de carga útil e rebocar até 3.500 quilos. A capacidade de imersão é a mesma das versões convencionais com cabine dupla: 70 cm.
Na Hilux híbrida, o motor aciona o gerador que é o responsável por recarregar a bateria - a picape, portanto, também não é plug-in.
A bateria tem 13 células e capacidade de 4,3 Ampéres-hora. É pequena o suficiente a ponto de ficar posicionada sob os bancos traseiros.
A Toyota não revelou o tempo nem a energia necessários para a recarga, nem o quanto o sistema híbrido é capaz de ajudar no consumo da picape ou em seu desempenho, mas esses dados devem surgir em breve.
Completa e bem acabada como todas as versões da picape, a Hilux híbrida vem de série com som da grife JBL com nove alto-falantes, pacote Toyota Safety Sense de auxílio à condução e o sistema Toyota Smart Connect de entretenimento, entre outros.