A nova geração do Civic Type R apareceu na versão final no Salão de Genebra (Suíça), em março, e o esportivo já tem data de chegada e preços para o mercado europeu: as primeiras unidades chegam às concessionárias em julho, com preços sugeridos a partir de 30.995 libras no Reino Unido (cerca de R$ 128 mil na conversão direta, menos que o valor cobrado no Brasil pelo Civic Si “antigo”, de R$ 132,1 mil. Nos Estados Unidos, o Honda chega em breve com preço inicial na faixa dos US$ 35 mil (R$ 111 mil).
Em relação ao preço básico, a verão GT acrescenta 2.000 libras (R$ 8,3 mil) ao preço final e inclui ar-condicionado digital de duas zonas de temperatura, recarga de celulares sem fio, sistema de som mais potente e faróis de neblina iluminados por LEDs.
Mas o que interessa mesmo no Type R é o que ele traz embaixo do capô: motor 2.0 turbo de 310 cv de potência e 40,78 kgf.m de torque, combinado com transmissão manual de seis marchas com relações curtas. Com esses atributos, o Type R conquistou mês passado o recorde de carro com tração dianteira mais rápido no circuito alemão de Nürburgring, com o tempo de 7:43.8 – mais de três segundos acima do tempo cravado pelo Volkswagen GTI Clubsport S.
O Type R dificilmente virá para o Brasil, onde o Civic com pegada esportiva mais cotado é o novo Si, que pela primeira vez traz motor turbo – no caso, o mesmo 1.5 usado na versão Touring, porém ajustado para entregar um pouco mais de torque e potência – 208 cv e 26,6 kgf.m, contra 173 cv e 22,4 kgf.m.