A Volkswagen esperou a véspera de Natal, na última quinta-feira (24/12), para apresentar a linha 2021 do Up!. O subcompacto agora só é vendido em versão única e homologado apenas para quatro passageiros para atender a legislação que obriga cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes para o qual o carro é projetado.
Mas o atento leitor vai indagar: "ué, essa nova lei não é de janeiro de 2020 e vocês não disseram que o Up! ia servir apenas para quatro pessoas lá no início do ano?". Sim, a Resolução N° 518 do Contran entrou em vigor no dia 28/1, mas o que fez a Volks? Segundo fontes, a marca fez estoque da linha 2019/2020 antes da lei e a disponibilizou durante todo o ano, ainda como carro para cinco passageiros.
Só agora, como linha 2021, então, homologou o carro apenas para quatro pessoas. Com isso, o Up! agora só tem cintos de segurança no banco traseiro para dois ocupantes. Mas o que mais mudou na gama do carrinho?
Bem , o Up! 2021 também só é vendido em versão única Xtreme por R$ 60.090 e com o elogiado motor 1.0 TSI turbo de 105/101 cv e 16,8 kgf.m a 1.500 rpm. O modelo não terá opcionais e traz uma lista de equipamentos que inclui controle eletrônico de tração, aviso de não afivelamento dos cintos e luzes diurnas de condução.
Além disso, vem com o que se espera de um carro de mais de R$ 60 mil. Sai da fábrica de Taubaté (SP) com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio, volante multifuncional com ajuste de altura, computador de bordo, chave tipo canivete com telecomando das portas, som com Bluetooth e suporte para celular no painel.
Por fora, o Up! 2021 Xtreme tem rodas de liga leve com aros de 15 polegadas, faróis com máscara escurecida, luzes de neblina, capas dos retrovisores com setas integradas, para-choque dianteiro com detalhe preto brilhante, rack no teto e tampa do porta-malas pintada de preto e com abertura elétrica.
São cinco cores para o subcompacto: preto, branco e vermelho sólidas, enquanto as metálicas cinza Platinum e prata Sirius cobram R$ 1.570 adicionais.
O lançamento desse Up! 2021 em portfólio mínimo pode ser visto como uma sobrevida para o subcompacto da Volks. Lançado em 2014, o carrinho nunca deslanchou em vendas, e ainda roubou mercado do parente de vitrine Gol, que deixou de ser o carro mais vendido do país desde então.
Há pelo menos dois anos os rumores de que a Volks vai deixar de fabricar o Up! no Brasil só crescem. Neste ano de 2020, de janeiro a novembro, o modelo teve 6.874 unidades emplacadas, média de 624 carros por mês, sendo o 45o carro mais vendido do país.