Agora que você já conhece o Toyota Yaris Cross, futuro SUV compacto nacional da marca japonesa que deve começar a ser fabricado e vendido no Brasil no ano que vem, vamos falar sobre preços.
Nesta semana, a filial da Indonésia revelou o valor do carro por lá: a partir de 351 milhões de rúpias, o que seria algo equivalente a R$ 114 mil na conversão direta.
Mas vamos fazer mais contas.
Lá no mercado asiático, o Yaris hatch muito parecido com o carro que temos aqui no Brasil parte de 326 milhões de rúpias (R$ 106,3 mil). Em nosso país, ele custa a partir de R$ 97.990.
Se aplicarmos a diferença proporcional de 7,6%, o Yaris Cross feito no Brasil poderia ter preço perto dos R$ 104 mil.
Desse modo, ele seria posicionado em uma faixa de preço inferior ao das versões de entrada dos principais SUVs compactos, como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia - e também na zona de mercado das configurações intermediárias de modelos menores, como Fiat Pulse e VW Nivus.
Consequentemente, ele será a opção de entrada para o universo dos SUVs dentro da gama Toyota. Portanto, bem abaixo do Corolla Cross, que hoje parte de iniciais R$ 160.690.
Lá fora, o inédito Yaris Cross foi apresentado em cinco versões: três puramente a combustão e duas híbridas.
As versões híbridas partem de 440,6 milhões de rúpias (R$ 143,5 mil). A topo de linha, híbrida e com pacote visual GR Sport, cobra praticamente 450 milhões de rúpias, ou cerca de R$ 146,6 mil.
As versões a combustão são equipadas com motor 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgf.m de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou uma caixa do tipo CVT. As versões mais caras têm sistema híbrido, que une um motor 1.5 de 80 cv a um elétrico de 90 cv e são movidas somente pelo conjunto automático.
O carro é ligeiramente maior do que os principais concorrentes - e aqui falamos de Honda HR-V, Fiat Fiat Fastback, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e companhia.
Feito sobre a plataforma DNGA - uma versão mais simples da TNGA de Corolla e Corolla Cross - o SUV tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos - para comparação, o novo HR-V tem 4,34 m, 1,79 m, 1,59 m e 2,61 m, respectivamente.
Visualmente, o carro traz elementos que vemos em Corolla Cross e RAV4 (a traseira é claramente inspirada na do SUV grande) e até alguns detalhes parecidos com o SUV Highlander, que é oferecido nos EUA.
Nós do WM1 gostamos do visual e acreditamos que o modelo fará sucesso por aqui.