Lançamento da Volvo no Brasil, o EX30 entrou em pré-venda na última quinta (14), em um evento no Jockey Club do Rio de Janeiro. Os preços anunciados foram de R$ 219.950 a R$ 279.950.
Cinco dias depois da abertura do período de encomendas, o SUV 100% elétrico já mostrou sua força no mercado: mais de mil unidades foram comercializadas, superando a meta estipulada para todo o ano de 2023.
"O EX30 é uma aposta grande da Volvo para os próximos anos e esses primeiros dias deixam clara a aceitação do mercado. Conseguimos criar uma conexão com uma fatia de mercado que, antes de sua estreia, via a possibilidade de ter um Volvo como algo distante”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil.
De acordo com um levantamento feito pela própria Volvo, 90% dos clientes que compraram o EX30 terão seu primeiro contato com a marca.
"Tínhamos expectativa de abrir uma nova fatia de mercado e, mesmo com tão pouco tempo de pré-venda, já fica bastante claro que o EX30 oferece a possibilidade de ser o primeiro Volvo para uma parcela grande de clientes”, reforça Rafael Ugo, diretor de marketing da marca.
Vale lembrar que, junto com a abertura da pré-venda, a Volvo anunciou ainda um novo investimento de R$ 50 milhões para chegar com eletropostos em todas as regiões do país - serão cerca de 70 unidades.
Até o momento, a versão Ultra é a mais procurada, respondendo por mais da metade do volume. As cores Vapour Grey e o Onyx Black têm sido as mais solicitadas. Internamente, o acabamento preferido tem sido a Indigo.
O EX30 tem se estabelecido também como o modelo da marca que se conecta com uma clientela mais jovem: de acordo com a empresa, mais da metade dos compradores têm menos de 45 anos. Nos outros modelos da marca, esse número nunca foi superior a 40%.
Todas as versões do novo carro são equipadas com um mesmo motor elétrico, que está no eixo traseiro e rende 272 cv de potência e 35 kgf.m de torque. A diferença fica no desempenho fornecido por cada bateria: a de 51 kWh permite ao SUV acelerar de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e garante autonomia de 344 quilômetros. Já a de 69 kWh leva o EX30 aos 100 km/h em 5,3 segundos, e proporciona autonomia de 476 quilômetros.
A opção Twin Motor Performance, que usa dois motores elétricos - um em cada eixo -, desenvolve 434 cv. No entanto, será comercializada no Brasil somente a partir do próximo ano. Tem bateria de 69 kWh e autonomia de 460 quilômetros, de acordo com os padrões WLTP.
Com 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o SUV fica posicionado na mesma faixa de tamanho de modelos como Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade, e abaixo do BYD Yuan Plus, também elétrico e que briga na mesma faixa de preço do SUV sueco - mas tem porte médio.