Mesmo dois anos antes do planejado, a Volkswagen resolveu mostrar o modelo da família ID. criado para o segmento de carros pequenos. Segundo a marca, o ID Life vai custar aproximadamente 20 mil euros no mercado europeu - cerca de R$ 120 mil em conversão direta. O conceito, que acaba de ser revelado no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, antecipa como será esse veículo.
De acordo com a empresa, a ideia de um carro pequeno totalmente elétrico para o ambiente urbano é centrada na experiência das pessoas. O carro-conceito combina sustentabilidade e digitalização com uma utilização extremamente flexível: o ID Life pode tornar-se até um mini cinema ou uma central de jogos, por exemplo, ou ser simplesmente usado para relaxar ao ar livre.
"O ID Life é nossa visão para uma próxima geração da mobilidade urbana, totalmente elétrica. O carro conceito dá uma antevisão de um modelo da família ID. do segmento de carros pequenos que vamos lançar em 2025, com preço perto de 20 mil euros. Isso significa que estamos tornando a mobilidade elétrica acessível para ainda mais gente", afirma Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen.
"Ao criar o ID Life, focamos nas necessidades dos clientes mais jovens. Acreditamos que, ainda mais do que hoje, o carro do futuro terá tudo a ver com o estilo de vida e a expressão pessoal. Os clientes de amanhã não vão querer simplesmente ir de A para B: eles estarão muito mais interessados nas experiências que um carro pode oferecer. O ID Life é nossa resposta para isso", completa o executivo.
A expansão da família ID. para o segmento dos carros pequenos com preços a partir de 20 mil euros é outro passo fundamental rumo à mobilidade totalmente elétrica que a Volks planeja instaurar até 2030. Até lá, a Volkswagen quer aumentar a participação dos modelos totalmente elétricos nas vendas totais na Europa para pelo menos 70% e na América do Norte e China para pelo menos 50%.
O design do ID Life é limpo, enxuto e diferente do que já vimos em outros modelos da família ID. Ele tem elementos decorativos, mas eliminou peças adicionais e combinações complexas de materiais. O teto removível, feito de um tecido com câmaras de ar, contribui para essa aparência e reduz o peso da aparência do veículo.
Baseado em uma versão menor da matriz modula elétrica da Volkswagen (conhecida como MEB), desenvolvida especificamente para o segmento dos carros pequenos, ele é o primeiro carro 100% elétrico da Volks com tração dianteira. Tem motor de 234 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e autonomia de aproximadamente 400 quilômetros (no ciclo WLTP).
"O ID Life comprova a flexibilidade da MEB. A plataforma serve para veículos de todos os tipos, desde pequenos até vans", afirma Thomas Ulbrich, membro do conselho de direção da Volkswagen. "É a arquitetura mais escalável da indústria. Estamos apenas começando a explorar o potencial da MEB. Desempenho, capacidade de carga e autonomia vão continuar melhorando", reforça.
O caráter sustentável do ID Life se reflete especialmente na escolha dos materiais e acabamento da pintura. Na camada transparente da carroceria, há fragmentos de madeira usados como agente colorizador, juntamente com um endurecedor com base biológica.
Já o tecido com câmaras de ar do teto e a cobertura dianteira são feitos integralmente de garrafas PET recicladas. No interior, a madeira no painel e nas laterais do banco traseiro é combinada com superfícies sustentáveis dos bancos e acabamento das portas. Óleo biológico, borracha natural e casca de arroz são alguns dos materiais que servem de base para os pneus.
O ID Life pode ser convertido num cinema ou sala de jogos. Ele vem com um console de vídeo game e um projetor, assim como uma tela de projeção que se estende a partir do painel quando necessário.
Outros dispositivos também podem ser conectados conforme for preciso na tomada interna de 230 volts e 16 ampères. Para aproveitar todo esse potencial de entretenimento, a Volkswagen também desenvolveu um design dos bancos mais confortável e extremamente flexível, associado à ideia do carro como companheiro para todas as situações e estilos de vida.
Os assentos podem ser completamente dobrados. Isso permite uma gama de diferentes usos, desde assentos para cinema, uma cama com dois metros de comprimento e até uma versão de carga, maximizando o volume para bagagem.
Os espelhos interno e exteriores também foram substituídos por câmeras e um display. As funções de condução são controladas através de um painel de toque no volante, que tem formato hexagonal e a parte superior aberta, mas um smartphone pode ser integrado ao sistema operacional.
Dispositivos pessoais, sejam celulares ou tablets, podem ser usados para operar o sistema de navegação. Música, filmes e jogos armazenados no dispositivo também podem funcionar diretamente no ID Life, com as imagens exibidas na tela de projeção. Curtiu?