Imagine um carro com produção limitadíssima, com apenas 200 unidades, que no seu lançamento, há quatro anos, custava 111 mil euros (cerca de R$ 413 mil na conversão direta) na Europa e agora está à venda em uma loja de automóveis na cidade de Newcastle, na Inglaterra, por 100 mil libras ou 112,4 mil euros (R$ 418,6 mil).
Não, não estamos falando de um esportivo de produção limitada e sim de um carro quase conceitual lançado pela Volkswagen no Salão de Genebra (Suíça) em 2013, que tem apenas 76 cv de potência e autonomia para rodar impressionantes 110 km com apenas um litro de diesel.
Trata-se do XL1, modelo de dois lugares com visual futurístico, lembrando um carro do desenho animado "Os Jetsons", que até parece ser capaz de voar, mas não voa. Para se ter uma ideia, ele não tem retrovisores convencionais e traz câmeras nas laterais, com as imagens exibidas em monitores na cabine.
Dotado de pneus estreitos para oferecer menor resistência ao rolamento e com carroceria e ultraleve de fibra de carbono, com subchassi de magnésio, o modelo pesa apenas 795 kg - o XL1 combina um frugal motor a diesel de dois cilindros com outro elétrico para proporcionar um consumo tão baixo. A tração é traseira e o modelo específico à venda, que tem apenas 16 km rodados e pintura branca, traz câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
De acordo com a VW, o híbrido plug-in, cujas baterias são reabastecidas na tomada de energia é capaz de rodar até 50 km no modo totalmente elétrico. Apesar focar a eficiência energética, até que não faz feio na aceleração, indo de zero a 100 km/h em 11,9 segundos.
A parte interna é mais convencional, lembrando modelos com o Fusca, especialmente o painel de instrumentos, e o Golf, trazendo detalhes nas cores vermelha e cinza.
Com o escândalo do "dieselgate", que veio a público em setembro de 2015, dando conta da manipulação de testes de emissões em motores diesel da Volks, a marca alemã acabou descontinuando o LM1 para investir em carros 100% elétricos. O exemplar está à venda na concessionária Volkswagen Lookers, em Newcastle.