Ter como adversária a Fiat Strada é uma das tarefas mais ingratas no mercado brasileiro, atualmente. Afinal, estamos falando do veículo mais vendido do país nos últimos dois anos, e também no primeiro semestre de 2023. Por isso, a Volkswagen prepara uma atualização para a Saveiro na linha 2024, picape pequena que, no máximo, tentará atrapalhar a vida da Strada. A estreia deverá acontecer ainda este ano.
Nesta semana, o fotógrafo do WM1 Ricardo Rollo flagrou uma unidade da Saveiro reestilizada na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo. O veículo estava com muita camuflagem, escondendo praticamente todas as mudanças – que não serão muitas, convenhamos.
De acordo com outros flagras que já foram feitos da picape, o que podemos esperar é uma dianteira levemente redesenhada, com os faróis e a grade mais conectados, seguindo uma tendência da marca – mas não pensem que ela ganhará friso iluminado, como no Taos e no Polo GTS.
A traseira também não deve apresentar muitas mudanças. Um novo grafismo nas lanternas deve ser uma das poucas alterações.
Algumas dimensões serão mantidas, como a distância entre-eixos, já que a picapinha continuará sendo montada sobre a plataforma do falecido Gol. No entanto, o comprimento poderá mudar um pouco por conta de eventuais novos para-choques.
As opções de cabine simples e dupla serão mantidas, e não apostamos no surgimento de uma configuração com quatro portas.
Não esperamos também mudanças no conjunto mecânico da Saveiro, que hoje é equipada em todas as suas versões com o antigo, porém confiável, motor 1.6 MSI de quatro cilindros, aspirado e flex, que desenvolve até 116 cv de potência e 15,4 kgf.m de torque (etanol), sempre atrelado a um câmbio manual de cinco marchas.
Aliás, uma possibilidade interessante para a Saveiro na tentativa de sair da mesmice e talvez conquistar um consumidor diferente seria a introdução de uma configuração topo de linha com transmissão automática de seis marchas.
Esse conjunto – câmbio automático e motor 1.6 MSI – foi oferecido nos modelos Gol e Voyage, anteriormente. Ou seja, impossível não é.
Desde 2022, a Strada tem uma versão com câmbio automático CVT acoplado ao motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, aspirado e flex, que gera até 107 cv de potência e 13,7 kgf.m de torque (etanol). Essa configuração equipa as opções topo de linha Volcano CD (cabine dupla), que parte de R$ 114.990, e Ranch CD, que custa R$ 126.990. O preço inicial da Fiat é R$ 95.990, de acordo com o Catálogo da Webmotors.
Hoje, uma Saveiro não custa menos de R$ 94.490 na versão de entrada Robust CS (cabine simples). Já a configuração topo de linha, a Cross CD, parte de R$ 123.080.
De forma surpreendente, a Saveiro foi a segunda picape mais vendida em junho, ficando atrás somente da arquirrival Strada. Mas seus números de vendas estão distantes dos registrados pela concorrente: a representante da Volks registrou 4.638 emplacamentos, contra 9.007 da concorrente, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No acumulado do ano, no entanto, o desempenho da Saveiro não chega a impressionar, ocupando apenas a quarta colocação entre os comerciais leves, com 19.105 unidades vendidas. A primeira é a picapinha da Fiat (50.546), seguida pela irmã Fiat Toro (25.286) e pela Toyota Hilux (21.524).