A Volvo vai ampliar seu plano de investir em carros eletrificados. Nesta segunda-feira (13), a marca sueca apresentou parte de sua estratégia de infraestrutura para os próximos anos em termos de pontos de recarga e aproveitou para confirmar a chegada de dois novos modelos, o EX90, já apresentado mundialmente, e um SUV compacto EX30, que será mostrado ainda este ano - provavelmente em junho.
De acordo com os executivos da Volvo, as duas novidades chegarão somente em 2024, mas a pré-venda de ambos terá início ainda este ano.
O EX90 é um SUV grande, com capacidade para sete pessoas. É 100% elétrico, e a Volvo diz que é capaz de rodar até 600 quilômetros com uma única carga. Em recarga rápida com um carregador DC de 250 kW, é possível recuperar de 10% a 80% da carga em meia-hora.
A potência do motor elétrico é equivalente a 517 cv, o que proporciona ao galipão um zero a 100 km/h em 4,9 segundos. O EX90 ainda tem tração nas quatro rodas, condução One Pedal Drive e o sistema Lidar, que inclui várias assistências ao motorista (tráfego cruzado, frenagem de emergência etc).
Entre os quitutes de bordo estão som surround da grife Bowers & Wilkins e multimídia em tela giratória central, que inclui Apple Car Play e Android Auto sem fio, e ainda navegação por GPS, entre outros recursos.
Em um vídeo cheio de mistério, a Volvo apresentou a sombra do novo SUV compacto totalmente elétrico ao lado do EX90. O EX30 será um versão menor que o XC40 - por isso usa o "30" no nome.
Volvo mostra vídeo misterioso com o novo SUV compacto (esquerda) ao lado do EX90A ideia é disputar mercado com carros que recentemente têm se destacado no mercado internacional, como o Kia EV6 e o Hyundai Kona, que teve na semana passada sua chegada confirmada pela Hyundai Caoa.