Volvo EX90 elétrico é lançado e virá para o Brasil

Modelo mais tecnológico da marca foi apresentado na Suécia e chega à Europa em 2023. Brasil está nos planos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo EX90 elétrico é lançado e virá para o Brasil
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Mais um, mas não qualquer um. A Volvo apresentou o seu novo SUV elétrico topo de linha, o EX90. O modelo chega para assumir o posto de carro mais seguro da marca sueca. Fabricado nos Estado Unidos e na China, o utilitário deve ser lançado primeiro na Europa, no ano que vem, e o Brasil vai esperar um pouco mais.

O SUV mais tecnológico e seguro da história da marca tem tração integral e dois motores, sendo um para cada eixo. A potência gerada pelo conjunto é de 517 cv, e o torque é de 92,8 kgf.m. Essa força combinada é abastecida por uma bateria de 111 kWh instalada no assoalho do SUV, que proporciona, ao todo, 600 quilômetros de autonomia por carga.

Volvo Ex90 05
O novo SUV inaugura uma família de modelos elétricos que receberão o prefixo "E" em seus nomes
Crédito: Volvo/Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas esses números são só detalhes no EX90. O destaque do modelo é mesmo sua capacidade de manter o motorista e os outros seis ocupantes que é capaz de transportar protegidos de acidentes.

O feito se dá pela adoção de recursos recentes e inéditos desenvolvidos pela Volvo. O principal elemento nesse trama de segurança não é uma só função, mas sim a inteligência artificial chamada de Drive Orin.

Criada em parceria com a empresa de tecnologia NVidia, a Drive Orin é uma unidade computacional do tamanho de um cartão de crédito, que "aprende" com  todos os parâmetros gerados pelo carro e pelo motorista. Esses dados permitem que o sistema antecipe situações, evite ou mitigue acidentes.

A traseira do novo modelo elétrico tem iluminação dividida em duas seções - nas laterais do vidro e nos cantos da tampa
Crédito: Volvo/Divulgação
toggle button

O SUV também tem sensores de última geração, como câmeras, radares, LIDAR e também uma visão em tempo real em 360 graus. As câmeras também estão presentes no interior da cabine e controlam o comportamento do motorista, para identificar sinais de cansaço, por exemplo.

Segundo a Volvo, o SUV de sete lugares é capaz de alertar o motorista suavemente com "cutucadas" nos bancos e volante. Mas, em caso de falta de resposta, os sinais se tornam insistentes.

Nas situações em que o motorista permaneça desacordado, o sistema autônomo assume o controle e leva o carro para um local seguro onde o serviço de resgate será acionado.

 O novo modelo topo de linha da Volvo amplia a integração do Google através do seu sistema multimídia com telão de 14,5 polegadas
Volvo Ex90 04
Legenda: O novo modelo topo de linha da Volvo amplia a integração do Google através do seu sistema multimídia com telão de 14,5 polegadas
Crédito: Volvo/Divulgação
toggle button

A tecnologia também está presente no interior do EX90. O sistema multimídia, com telão vertical de 14,5 polegadas, é um desses exemplos. O sistema tem conexão 5G e trabalha integradoi ao sistema Google. Há ainda conexão do tipo sem fio para Apple Carplay.

O SUV também sai de fábrica com a função de abertura das portas com o uso do smartphone. A função se ativa quando o celular se aproxima da maçaneta, mas também via aplicativo.

Design

Está claro que a missão da Volvo com o EX90 é romper barreiras, e não só em segurança e tecnologia. O SUV também inova ao ser o primeiro modelo da marca sueca com o prefixo "E", que representa o início de uma nova era de elétricos para a fabricante.

Mas o visual também muda. Apesar de ter as proporções e algumas linhas do XC90, que é sua versão "base" híbrida, o EX90 é autêntico em diversos pontos. A começar pelos faróis dianteiros, com uma peculiar assinatura formada por retângulos de LEDs. A escolha visual reforça a proposta da marca de eletrificar toda a sua linha - o plano é ser 100% verde até o fim de 2030.

O elétrico tem autonomia para rodar por até 600 quilômetros com apenas uma carga
Crédito: Volvo/Divulgação
toggle button

Na traseira, os olhos batem quase que diretamente nas lanternas divididas em duas seções. A parte inferior tem um formato de "C". Já a superior, posicionada nas extremidades do vidro, repete a proposta de retângulos de LED da assinatura dianteira para formar uma barra vertical.

Apesar do anúncio, o SUV ainda não teve seus valores revelado pela Volvo. o que se sabe é que, inicialmente, será vendido em versão única. Uma coisa é certa: não será barato.

VÍDEO

Comentários