Querido de muitos brasileiros, o Gol completa 40 anos ainda em linha e sendo vendido zero-quilômetro na concessionária. O modelo, contudo, não vive os tempos de glória, em que tinha versões desejadas pela maioria dos brasileiros. Pensando nisso, a equipe do WM1 selecionou as cinco versões mais marcantes do VW Gol. Confira!
Primeira versão esportiva do Gol, a GT foi lançada em 1984. Usava o famoso motor AP 1.8, comando de válvulas especial e uma carburação bem acertada: o modelo tinha o dobro da potência do primeiro VW Gol, equipado com motor boxer de Fusca. Foi com ele que nasceu a dinastia GT, que conquistou milhares de fãs e seguiu até a terceira geração do hatch.
Lançado pouco tempo depois, o Gol GTS apareceu em 1987 e já tinha o visual da então nova identidade do Gol. Também com apelo esportivo, usava praticamente o mesmo motor do GT e era o carro brasileiro mais rápido: fazia de 0 a 100 km/h em 10,8 s. Foi o modelo que abriu as portas para o lendário GTI, que veio logo a seguir.
Sem dúvidas as versão mais desejada do VW Gol. Esteve presente em três gerações do carro e tem fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Não é raro ver um Gol GTi da primeira geração custando perto ou acima dos R$ 100 mil reais.
Além de toda mística em torno do modelo, o GTi foi o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica de combustível. Equipado com motor AP 2.0, tinha visual ainda mais esportivo que o do GTS. A versão GTi se manteve como sonho de consumo até a terceira geração do hatch. De lá pra cá, nenhum outro VW Gol GTi foi lançado.
O Volkswagen Gol G4 trouxe uma versão até então inédita na linha, com uma pegada mais aventureira. O Gol Rallye tinha suspensão elevada para encarar estradas de terra, mas os pneus eram 100% urbanos. Tinha apliques plásticos na carroceria pra reforçar um espírito aventureiro e até mesmo faróis de milha em um quebra-mato fake embutido no para-choque dianteiro.
Versão mais rara do VW Gol, a Vintage foi comemorativa aos 30 anos do modelo. Foram produzidas apenas 30 unidades do Gol G5, com pintura branca e preta. As rodas são de 17" e têm os mesmos tons da carroceria. Além disso, o modelo vinha com uma guitarra no porta-malas, com as mesma combinação de cores, e que podia ser ligada diretamente no rádio do carro para se tirar um som.