Após 30 anos e mais de 830 mil unidades vendidas, o Volkswagen Gol deixou de ser comercializado na Argentina, onde liderou o mercado durante 17 anos. O compacto fabricado no Brasil não é mais oferecido no país vizinho por não atender a nova lei que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022, que obriga a instalação do controle de estabilidade nos carros novos.
Com isso, o Polo será o novo modelo de entrada da Volkswagen na Argentina. Já as 1.500 unidades do Gol sem o controle de estabilidade remanescentes nos estoques da marca no país serão vendidas normalmente após uma autorização do governo argentino, que libera a negociação desses carros a clientes de consórcios.
Lançado no Brasil em 1980, o Gol só desembarcou na Argentina no começo dos anos 1990. O modelo chegou a ser fabricado no país vizinho entre 1994 e 2003, para atender o mercado local e complementar a demanda dos consumidores brasileiros (somente na versão CL 1.8).
Apesar da popularidade da primeira geração da perua Parati e da picape Saveiro no Brasil, os derivados do Gol quadrado não foram comercializados na Argentina. Apenas o sedã Voyage foi produzido e vendido por lá – com a carroceria de quatro portas exportada para o mercado brasileiro.
A trajetória das demais gerações do Gol no país vizinho foi parecida com a história do modelo no Brasil. Somente na segunda geração, conhecida como Bolinha, que os argentinos tiveram a oferta da Parati (conhecida por lá como Gol Country) e da Saveiro.
Assim como no mercado brasileiro, a geração atual do Gol, lançada em 2008, era a que vinha sendo comercializada na Argentina.