Herdeira da saudosa Kombi, a VW Transporter ganhou uma versão esportiva na Europa. Chamada de Sportline, essa nova opção deixa a van com visual mais interessante e faz inveja aos brasileiros, que não contam com esse modelo disponível nas concessionárias da marca por aqui.
A associação com as versões GTI, tradicionalmente esportivas na linha Volkswagen, é inevitável. Alguns detalhes, inclusive, lembram os modelos com a sigla, caso do friso vermelho na grade dianteira. Esse detalhe pode ser encontrado no Golf GTI e também no Jetta GLI. Por isso, a Transporter Sportline já ganhou apelido de Kombi GTI.
Os para-choques, assim como a saia lateral, têm um kit aerodinâmico exclusivo. As rodas são de 18 polegadas e um pequeno aerofólio no topo da tampa da mala completa o visual esportivo.
Única alteração mecânica, a suspensão foi rebaixada em 30mm para tornar a condução da van mais estável e deixar a silhueta mais atraente.
Além do visual esportivo, a van conta ainda com o pacote opcional Sportline Black Edition, que adiciona detalhes revestidos em preto, adesivos identificativos, barras laterais em preto fosco e suspensão esportiva Eibach.
No quesito motorização, nenhuma novidade, mas isso não significa que o modelo seja lento. A VW Transporter usa um motor 2.0 TDI que rende 201 cv de potência. O câmbio é de dupla embreagem e sete marchas.
No velho continente, a Transporter Sportline está à venda nas versões com entre-eixos curto e longo. Os preços variam de 42.940 euros a 49.450 euros (algo na casa dos R$ 290 mil e R$ 335 mil em conversão direta).