A Chevrolet lidera a preferência dos brasileiros para compra de automóveis em 2025, de acordo com um levantamento inédito feito pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento.
A GM recebeu o maior número de menções (12%) entre os respondentes da Pesquisa sobre Intenção de Compra realizada anualmente com usuários da plataforma para identificar motivos e preferências na compra de carros no país. Na sequência, Volkswagen (11%), Toyota (11%), Honda (10%) e Fiat (9%) completaram, respectivamente, o Top 5.
Entre os três atributos mais mencionados pelos brasileiros para a escolha da Chevrolet, o primeiro foi a confiança, que encabeçou a lista (32%), seguida por manutenção (26%) e conforto (12%).
Para os respondentes que escolheram a Volkswagen, confiança (37%) e manutenção (19%) também foram os mais mencionados, seguidos por design (10%).
No caso da Toyota, a confiança abriu vantagem como atributo mais mencionado (57%), seguido por autonomia (10%) e tecnologia (9%).
Confiança também despontou com a Honda (56%), seguida por segurança (10%) e manutenção (10%). Já com a Fiat, manutenção foi o atributo mais valorizado (33%), seguido por confiança (14%) e desempenho (12%).
"A presença de cinco marcas praticamente centenárias entre as preferidas para a compra de carro no Brasil reforça que a confiança é um atributo que demanda tempo para ser construído, mas garante a longevidade de uma marca mesmo em um mercado tão desafiador e exigente como o brasileiro", disse Natalia Spigai, CMO da Webmotors.
A Pesquisa sobre Intenção de Compra da Webmotors também buscou saber a carroceria e o tipo de motor mais desejados pelos brasileiros.
Do total de respondentes, 38% mencionaram a carroceria SUV como a mais desejada, seguida por sedã (26%), hatch (20%), picape (10%) e perua (2%).
O motor flex também foi líder isolado, com 65% da preferência dos brasileiros. Na sequência vieram os motores a gasolina (17%), diesel (8%), híbrido (8%) e elétrico (2%).
"O flex mantém sua atratividade por ser o tipo de motor com maior número de modelos e por ser economicamente viável. No entanto, é importante observarmos a vantagem na preferência do híbrido em comparação ao elétrico, que reforça que a carência de estrutura no Brasil abre espaço para o crescimento daqueles que oferecem uma alternativa a este problema", completa Natalia Spigai.
Em sua 5ª edição, a Pesquisa sobre Intenção de Compra da Webmotors identifica anualmente quais as principais motivações e preferências de compra de carros e motos no Brasil.
Para esta edição de 2025, foram ouvidas 2.499 pessoas, entre 6 e 17 de janeiro de 2025.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade