A Volkswagen lançou no Brasil a reestilização da Amarok em novembro do ano passado, mas ainda falta a chegada ao Brasil da opção de motor 3.0 V6 turbodiesel, que a montadora já confirmou para o fim deste ano - atualmente, a picape é oferecida por aqui sempre com motor 2.0 diesel turbinado, com potências de 140 cv e 180 cv, dependendo da versão escolhida.
Enquanto isso, a Volks revelou duas novidades para o utilitário que estarão estre as atrações da marca no Salão de Frankfurt (Alemanha) realizado este ano de 14 a 24 de setembro. Ambas também contam com motor V6 turbodiesel: o conceito Aventura Exclusive e a edição especial Dark Label, que já chegou a ser vendida no Brasil em 2015 e 2016, antes da reestilização.
A principal característica da Aventura Exclusive, que tem tudo para se tornar um modelo de produção, ao menos no mercado europeu, é o upgrade do 3.0 V6, que passa a render 261 cv de potência, ante os 227 cv máximos que esse propulsor hoje entrega nas concessionárias. A Volks diz que o torque atual, de 56 kgf.m, também foi ampliado, mas ainda não revela de quanto foi o upgrade. E também faz mistério se os ganhos no desempenho serão aplicados na Amarok produzida em série.
Fora a parte mecânica, a Amarok Aventura Exclusive traz detalhes visuais e possibilidades de personalização mirando a Mercedes-Benz Classe X, que está prestes a chegar ao mercado europeu. Ela conta com a mesma pintura amarela metálica vista no VW Arteon, mais toques como rodas de liga leve de 19 polegadas cromadas, acabamento também observado nos estribos laterais e no santantônio.
Além disso, traz baú com trava à prova d'água na caçamba, faróis bixenon com luzes diurnas de LEDs e interior com revestimentos de couro com costura amarela, emulando a tonalidade chamativa da carroceria. A lista de comodidades traz, ainda, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, detalhes cromados e central multimídia com GPS integrado.
A Amarok Dark Label, por sua vez, não é conceito e chega às concessionárias européias entre março e abril do ano que vem, também equipada com o citado motor V6 diesel, porém ajustado para entregar 165 cv ou 206 cv - sem contar, evidentemente, o visual escuro por todos os lados. Dependendo do motor escolhido, ela vai ser equipada com transmissão manual de seis marchas ou automática de oito velocidades, com tração traseira, 4x4 por demanda ou 4x4 integral. O preço na Alemanha vai partir de 33.714 euros (cerca de R$ 125,2 mil na conversão direta), sem incluir taxas.
Resta saber se a Volkswagen do Brasil vai relançar aqui a Amarok Dark Label, informação que a filial não confirma no momento.