A semana começou como o diabo gosta! Assim como o prometido, a Chevrolet apresentou domingo (12) o Corvette ZR1 2019, o mais poderoso de sua ‘cobiçada espécie’, capaz de atingir a velocidade máxima de 337 km/h!
E a receita para tamanha maldade é viciante: motor LT5 6.2 V8 Supercharged preparado para gerar 755 cv de potência máxima e torque de 98,7 kgf.m. Apesar de considerado novo pela Chevrolet, este propulsor é uma evolução – principalmente no quesito performance – do LT4 que ‘pulsa’ sob o capô do Corvette Z06.
E para evitar que o ‘capeta’ superaqueça, os projetistas trabalharam em uma dianteira com ampla entrada de ar e adotaram nada menos que quatro radiadores. De acordo com a Chevrolet, foram adotados mais de 10 recursos de refrigeração para o ZR1.
E completando o conjunto mecânico ‘arrancar suspiros’, a transmissão pode ser manual de sete marchas ou automática de oito velocidades. Detalhe importante: é a primeira vez que o ZR1 é equipado com uma caixa automática.
Outro ponto que precisou ser exaustivamente trabalhado foi a aerodinâmica. Afinal, ao atingir os 337 km/h as possibilidades de decolar, literalmente, são enormes. Por isso, a Chevrolet trabalhou em dois pacotes aerodinâmicos pesados, chamados de Low Wing e High Wing. O primeiro utiliza mais recursos aerodinâmicos para gerar mais downforce em altas velocidades – fala-se em 70% mais força do vento empurrando o ZR1 contra o asfalto que o Z06.
Já o segundo (High Wing) gera ‘apenas’ 60% mais downforce em comparação ao Z06, mas permite que seja acoplado um segundo pacote de performance, chamado ZTK. Este kit oferece novos apêndices aerodinâmicos – alguns em fibra de carbono – e a adoção de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Nos Estados Unidos, o Corvette ZR1 será comercializado a partir do primeiro trimestre de 2018, mas o preço não foi definido. Para o Brasil, somente importação independente.