As pastilhas de freios são importantes componentes do sistema de frenagem do carro, como o próprio nome indica, e sua manutenção é de grande relevância para segurança do veículo. Mas você sabe a hora de trocá-las? Não sabe? Fique calmo! O WM1 pode te ajudar a conhecer mais sobre as pastilhas de freios.
Alguns veículos mais modernos possuem dispositivos que indicam o nível de desgaste das pastilhas. Assim, o sensor acende uma luz amarela de manutenção no painel quando o limite de desgaste for alcançado. Se o seu veículo não possui esse tipo de tecnologia, não se preocupe, há alguns indícios em que você pode ficar atento.
Outro sistema que funciona como alerta é o batente metálico. Quando chegar ao nível máximo de desgaste, o batente em contato com o disco de freio vai produzir um ruído específico, bastante agudo e incômodo, isso alerta que já está na hora de trocar a pastilhas.
Por fim, é possível verificar visualmente o nível de desgaste da espessura do material de atrito. A recomendação é que ele não seja inferior a 2 milímetros das partes metálicas.
Em caso de dúvidas, o melhor a fazer é procurar uma oficina especializada. O recomendado é checar as pastilhas a cada 5.000 km ou de acordo com os prazos de revisão estipulados pelo fabricante no manual do proprietário.
Vale ressaltar que o período de substituição das pastilhas pode variar de acordo com o modo de utilização do freio. Caso você note alguma irregularidade durante a frenagem, como trepidação no pedal de freio, curso longo do pedal, ruído ou frenagem deficiente, fique atento, pois esses sinais podem indicar problemas no freio.