A Fiat anunciou oficialmente nesta segunda-feira (27) a aposentaria da perua Weekend, que por muitos anos foi chamada de Palio Weekend e teve mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil. Para seu lugar, a marca promete dois SUVs, que serão revelados ainda este ano.
A última unidade produzida pela marca deixou a linha de montagem em Betim (MG) nesta própria segunda. A marca trata a despedida da station wagon como "missão cumprida".
A despedida acontece porque a partir desta terça (28) todos os carros zero km produzidos no Brasil precisam oferecer obrigatoriamente o Isofix, sistema para fixação de cadeirinhas infantis; cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes e três apoios de cabeça traseiros - e a Weekend não oferecia nenhuma dessas opções.
A marca italiana também ressaltou que o baixo número de vendas da Weekend nos últimos anos era um reflexo da preferência do cliente pelos utilitários esportivos, os SUVs.
"A Weekend teve papel muito importante e liderou o segmento durante quase toda sua trajetória", afirma Herlander Zola, diretor da Fiat. "Estamos atentos ao que o consumidor procura. Para atender ao desejo do brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs", antecipou o executivo.
A Palio Weekend foi lançada no começo de 1997. Em relação ao Palio, tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, que tinha braços arrastados (no lugar do eixo de torção) para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas. Seu entre-eixos também era seis centímetros maior.
Segundo a Fiat, foram várias "inovações" da station ao longo de seus 23 anos de história. Confira uma rápida linha do tempo do modelo:
Em 1999: surgiu a versão Adventure, que recebeu caracterização de design robusta. De acordo com a Fiat, o sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada.
Em 2001: a perua recebia sua primeira reestilização, feita pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro.
Em 2004: segunda alteração visual, também promovida por Giugiaro.
Em 2008: mais um facelift. A partir dessa mudança, a perua recebia a versão Adventure Locker, que estreava um componente inédito no mundo: um veículo de tração dianteira com bloqueio de diferencial. Naquele mesmo ano, a marca ainda apresentou uma Palio Weekend elétrica, desenvolvida em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional, com motor de 20 cv e 5,1 kgf.m de torque e autonomia de 120 quilômetros.
Em 2012: perua teve sua última modificação mais prounda de estilo.
Em 2015: por fim, a station wagon passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend.