O Honda Civic Type R chegou no ano passado quebrando tudo: se tornou o recordista para modelos de tração dianteira no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Para 2016, foi a vez do Golf GTI chegar com os "dois pés no peito" de quem gosta de acelerar.
A versão Clubsport S do GTI foi 1,4 segundo mais rápida que o Type R no circuito lendário e é o novo recordista. O tempo de 7min49s21 coloca o hatch à frente de modelos como o BMW M4 e Porsche Panamera Turbo, por exemplo. Veja o vídeo abaixo:
O GTI Clubsport S tem 310 cv de potência produzidos pelo seu motor quatro cilindros turbo de dois litros. Acoplado ao câmbio manual de seis marchas ele promete alcançar os 100 km/h em 5,8 s, com velocidade máxima de 265 km/h.
O segredo da versão, no entanto, está no pouco peso. Limitado a apenas 400 unidades produzidas, o GTI perde o banco traseiro, o isolamento acústico é menos refinado chegando a quase 30 kg a menos que o GTI convencional. No total são 1.285 kg no Clubsport S.
As rodas são de 19 polegadas, com discos de freios ainda maiores – 17 polegadas. O sistema de escape também cresceu e tem mais 10 mm de diâmetro.
A traseira recebeu uma barra anti-torção superior para deixar o chassi ainda mais rígido. O diferencial eletrônico também foi retrabalhado para aproveitar melhor a tração do motor e a suspensão recebeu novo ajuste com cambagem mais fechada, completando o pacote de pista da versão.