A nova geração do Civic Type R acaba de ser lançada nos Estados Unidos com preço inicial sugerido de US$ 33,9 mil (cerca de R$ 105,6 mil), trazendo sob o capô o motor 2.0 turbo de 310 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque, mais transmissão manual de seis marchas - credenciais que fazem do hatch o carro de produção com tração dianteira mais rápido no circuito de Nürburgring.
Também disponível na Europa e cotado para vir ao Brasil via importação do Reino Unido, o Type R está prestes a ser lançado no Japão, terra natal da Honda, mais precisamente no dia 20 de setembro. Para compensar o atraso, o esportivo será oferecido pela Honda aos clientes japoneses com um pacote de acessórios exclusivos para aquele mercado.
São partes para deixar o modelo com visual ainda mais invocado que o original, que já chama a atenção por conta da enorme asa traseira do friso vermelho que percorre a parte inferior da carroceria e do escapamento com ponteira tripla na traseira.
Um dos são as rodas de alumínio com pintura branca, dez raios e 18 polegadas pelo custo adicional de US$ 2.445 (R$ 7,6 mil). O Type R também pode ser equipado com friso vermelho na parte superior da grade dianteira, cobertura vermelha ou preta dos retrovisores externos e até a troca da asa traseira por outra, toda de fibra de carbono e com acabamento vermelho.
Por dentro, o hatch também pode ser customizado com detalhes de fibra de carbono no painel, nos painéis das portas e no entorno da alavanca de câmbio, cujo pomo pode ser revestido de couro vermelho, no lugar do acabamento convencional, com alumínio exposto. Além disso, o modelo pode receber tapetes de veludo pretos com detalhes em vermelho e o logotipo da versão estampado.