O Honda CR-V chegou à quinta geração e essa será a primeira vez que o SUV será equipado com motor turboalimentado. É o mesmo propulsor utilizado pelo Civic, mas com uma diferença relevante: em vez dos 173 cv presentes no sedã, o utilitário tem 192 cv de potência.
Além do propulsor de quatro cilindros e injeção direta, outra opção é o 2.4 i-VTEC (aspirado), que foi mantido na linha. Ambos os motores são alinhados a uma transmissão automática CVT.
Outras heranças do Civic são a plataforma de construção e os faróis Full LED (que fazem parte da versão Touring do sedã). Mas as demais partes do desenho externo mantêm a personalidade do SUV. Aliás, a silhueta da carroceria foi mantida. O que mudaram foram os formatos de grade, faróis em das lanternas traseiras e da parte inferior do porta-malas.
Por dentro, as novidades são o painel de instrumentos de TFT, central multimídia com Apple Carplay e Android Auto e painel revestido em couro.
O utilitário que chega aos 19 anos de vida também ganhou bastante tecnologias de segurança ativa. Há alerta de colisão frontal, frenagem automática, monitoramento de faixa de rolamento, ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e monitor de ponto cego.
A quinta geração do CR-V será produzido nos Estados Unidos e no Canadá e chega às lojas norte-americanas no primeiro trimestre de 2017. A expectativa é de que o modelo chegue ao Brasil também no ano que vem, só que um pouco mais tarde.