SpaceFox sai de linha, mas deixará substituto

Chega a hora do adeus para a station wagon da VW. Uma das últimas peruas abrirá espaço na fábrica para modelo inédito

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. SpaceFox sai de linha, mas deixará substituto
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em janeiro deste ano, o WM1 adiantou o fim da produção, na Argentina, da SpaceFox, batizada de Suran no mercado vizinho. Agora, a Volkswagen finalmente retira a station wagon do seu configurador oficial, confirmando o fim das vendas. A perua abre espaço para um novo modelo na linha de montagem.

Foram 10 meses entre o encerramento da fabricação e o fim total dos estoques, confirmado pelo número de vendas no último mês. Se no ano foram 1.744 unidades comercializadas, em setembro foram registrados apenas três emplacamentos do modelo.

Quem vem para o lugar da perua?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

E o que vem por aí? Bom, a proposta "familiar" da SpaceFox já foi "ocupada" pelo T-Cross, primeiro SUV compacto da marca e categoria responsável pelo fim das peruas e o desinteresse por hatches médios. No entanto, o espaço na fábrica será ocupado por outro utilitário esportivo.

A fábrica de Pacheco, na Argentina, será responsável pela fabricação, em 2020, do Tarek, SUV concorrente direto ao Jeep Compass. Sendo assim, será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan.

Sem falar do T-Sport, um SUV-Cupê baseado no Polo que será lançado entre 2020 e 2021. No total, a Volkswagen pretende contar com cinco SUVs em sua gama no Brasil.

Leia mais

Chamada de Tharu na China, VW Tarek será produzido na Argentina para brigar com o Compass
Crédito: Divulgação
toggle button

Peruas em extinção

No último ano, a SpaceFox foi vendida apenas na versão Trendline com motor 1.6 flex de 104 cv com opções de câmbio mecânico ou automatizado. Os preços começavam em elevados R$ 66.190.

No entanto, na Webmotors ainda é possível encontrar uma oferta de unidade nova, na cidade de Araxá (MG) por R$ 58.990.

A perua foi lançada em 2006. Tinha conveniências para sua "proposta família", como mesinha tipo avião. Desde a estreia, porém, usou basicamente o mesmo conjunto mecânico. Ao menos, passou por duas reestilizações, em 2010 e 2015.

Recentemente a própria Volkswagen deixou de importar a Golf Variant. Sendo assim, agora a empresa não tem mais nenhuma representante no segmento de peruas, deixando o mercado apenas para a Fiat Weekend, vendida apenas sob encomenda de frotistas.

Para quem já está com saudades da SpaceFox

Ou de outra perua da Volks...

Comentários