A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (5) o marco de 8 milhões de unidades produzidas do Gol desde seu lançamento no Brasil, em 1980, com uma unidade branca da versão Track. Além disso, a montadora informou que, a partir deste mês, toda a produção do hatch compacto será transferida para a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, onde o modelo começou a ser produzido há 37 anos. Desde 1994, a fabricação do Gol era dividida entre Taubaté e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Mais importante que isso é que o Gol deixa de ser montado às margens da Rodovia Anchieta por um motivo claro: a unidade do ABC paulista agora vai cuidar principalmente de produzir a nova família de veículos baseada na plataforma MQB A0, a começar pela nova geração do Polo, que já está sendo produzida em pré-série em São Bernardo, com lançamento marcado para novembro ou dezembro deste ano.
A MQB A0, versão encurtada da base do Golf, também vai dar origem ao Virtus, versão sedã do novo Polo que irá chegar às concessionárias brasileiras entre o primeiro e o terceiro trimestre do ano que vem, de acordo com executivos da Volks.
Futuro do Fox
Quanto ao Gol, que até 2013 foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos seguidos, vai continuar “por muitos anos”, de acordo com Powels, agora com o papel de modelo de entrada da marca alemã, seguido por Up, família Fox, novo Polo e Golf, nessa ordem, considerando os hatches hoje comercializados pela companhia. Por falar em Fox, Powels também garante sua continuidade no Brasil, porém com novo posicionamento, menos versões e foco em um perfil mais "aventureiro” e “robusto”, nas palavras do presidente da Volkswagen. Tudo indica que devem restar apenas as configurações aventureiras CrossFox e SpaceCross, ou quase apenas elas. A renovação do Fox será revelada pouco depois do lançamento do novo Polo.
Com isso, a fábrica da Anchieta hoje fica responsável por produzir apenas a Saveiro e o novo Polo e, daqui em breve, o Virtus – e nos próximos anos, os demais modelos derivados da plataforma MQB A0. Taubaté, por sua vez, fica encarregada de fabricar Gol, Voyage e Up, enquanto a planta de São José dos Pinhais (PR) continua responsável pela montagem da linha Fox, além do Golf e de dois modelos da Audi que compartilham a mesma plataforma do hatch médio: A3 Sedan e Q3.
Durante seus 37 anos de história, o Gol teve 4,9 milhões de unidades fabricadas em Taubaté e as demais 3,1 milhões em São Bernardo. Das 8 milhões de unidades, 1,4 milhão foram destinadas a exportação, sobretudo para países da América do Sul, como a Argentina, onde o Gol ainda é o automóvel mais comercializado do país.
De acordo com a Volks, o hatch é o modelo com mais unidades produzidas no Brasil e também lidera nas exportações.