Ninguém deu muito bola, mas um ‘cara’ completamente discreto presente no estande da Daihatsu na 46ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, é o grande ‘muso inspirador’ para o futuro SUV compacto que a Toyota trabalha para lançar no Brasil em 2021.
Inspirado no conceito DN Trec, revelado ao mundo no Salão de Tóquio de 2017, mas ainda sem nome – a reportagem do WM1 perguntou o nome do carro a um funcionário da Daihatsu que confirmou que ainda não foi decidido –, o modelo da marca japonesa que pertence ao Grupo Toyota traz, de acordo com uma fonte consultado pela reportagem do WM1, os elementos estéticos que estarão no futuro ‘Mini RAV4’ a ser fabricada em Sorocaba, interior de São Paulo.
A principal diferença estética está nos para-choques, que terão um desenho diferente por aqui.
Este SUV da Daihatsu, que no mercado asiático poderá receber o nome de Rocky, segundo a imprensa especializada local, também difere do brasileiro na questão do tamanho.
Enquanto o exposto em Tóquio tem apenas 3,99 metros de comprimento, o que será lançado em nosso mercado no primeiro semestre de 2021 (provavelmente) terá algo em torno de 4,40 metros para competir com Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.
No SUV compacto asiático as outras medidas são: 1,69 metro de largura; 1,62 metro de altura; 2,52 metros de distância entre os eixos; e 980 kg. Todos estes números, no SUVzinho brasileiro da Toyota, serão maiores.
Uma diferença pode estar na plataforma. Enquanto o Daihatsu é montado na plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture), o da Toyota será na TNGA (Toyota New Global Architecture), mesma do novo Corolla.
Neste SUV exposto no Salão do Automóvel de Tóquio, o conjunto mecânico traz motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina de 98 cv de potência e 14,8 kgf.m de torque. A transmissão é automática do tipo CVT. No Brasil, a tendência é que seja adotado um motor maior – 1.5 do Yaris ou mesmo o 2.0 do Corolla – e o câmbio também seja CVT (quem sabe o mesmo de 10 marchas do novo Corolla, também).