Você que acompanha o WM1 sabe que o terceiro membro da família C-Cubed, que hoje é formada por C3 e C3 Aircross, é um SUV-cupê chamado Basalt.
O modelo será lançado nos próximos meses com a missão de incomodar as vendas de Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, além de qualquer outro modelo que custe entre R$ 115 mil e R$ 140 mil.
Por aqui, deverá usufruir dos benefícios da aliança de marcas da Stellantis e usar motores e câmbios de carros como Fiat Strada, Pulse e Fastback e Jeep Renegade, entre outros.
O novo carro da Citroën - que hoje vende apenas C3, C3 Aircross e C4 Cactus - será feito em Porto Real (RJ), na sede da antiga PSA, que recebeu aporte de R$ 3 bilhões para produzir novos modelos.
Além da trinca de modelos da Citroën e do Peugeot 208 (que recentemente saiu da planta do interior fluminense e passou a ser feito na Argentina), o Jeep Avenger é outro modelo cogitado para ser feito por lá - justamente por utilizar a plataforma CMP, a mesma que era usada pelo modelo da Peugeot.
O Basalt deve ser mais um modelo a usar o já bem aproveitado motor 1.3 Firefly. E também poderá ter versões com o motor 1.0 turbo - e por que não, ainda, a variação turbinada do motor 1.3, hoje presente em configurações mais caras de Fiat Fastback e Toro, e também na família de SUVs da Jeep.
O Basalt será uma espécie de "C3 Aircross acupezado". Isso significa que a dupla deve compartilhar peças, externas e internas, motores e uma série de itens tecnológicos - todos já presentes no SUV de sete lugares.
Em tamanho, espere por algo como 4,30 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Os dados oficiais devem ser descobertos em breve.
Isso torna o Basalt mais curto e menos largo que o Fastback - que tem 4,42 metros de comprimento e 1,77 m de largura. Em compensação, o entre-eixos deve ser maior que o do "primo", que tem 2,53 m.
A chegada oficial ainda é mantida sob sigilo. Mas nós do WM1 acreditamos que o início da fase de pré-vendas deverá ocorrer no começo deste segundo semestre. As entregas devem ficar para o último trimestre de 2024.