Citroën Basalt: o que já sabemos sobre o SUV-cupê

Revelamos detalhes sobre o novo SUV com perfil de cupê do mercado nacional, que chegará para peitar Nivus e Fastback

  1. Home
  2. Segredos
  3. Citroën Basalt: o que já sabemos sobre o SUV-cupê
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você que acompanha o WM1 sabe que o terceiro membro da família C-Cubed, que hoje é formada por C3 e C3 Aircross, é um SUV-cupê chamado Basalt.

O modelo será lançado nos próximos meses com a missão de incomodar as vendas de Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, além de qualquer outro modelo que custe entre R$ 115 mil e R$ 140 mil.

Por aqui, deverá usufruir dos benefícios da aliança de marcas da Stellantis e usar motores e câmbios de carros como Fiat Strada, Pulse e Fastback e Jeep Renegade, entre outros.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Citroen Basalt deverá começar a ser entregue até o final do ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Mais detalhes sobre o Basalt

O novo carro da Citroën - que hoje vende apenas C3, C3 Aircross e C4 Cactus - será feito em Porto Real (RJ), na sede da antiga PSA, que recebeu aporte de R$ 3 bilhões para produzir novos modelos.

Além da trinca de modelos da Citroën e do Peugeot 208 (que recentemente saiu da planta do interior fluminense e passou a ser feito na Argentina), o Jeep Avenger é outro modelo cogitado para ser feito por lá - justamente por utilizar a plataforma CMP, a mesma que era usada pelo modelo da Peugeot.

O Basalt deve ser mais um modelo a usar o já bem aproveitado motor 1.3 Firefly. E também poderá ter versões com o motor 1.0 turbo - e por que não, ainda, a variação turbinada do motor 1.3, hoje presente em configurações mais caras de Fiat Fastback e Toro, e também na família de SUVs da Jeep.

O Basalt será uma espécie de "C3 Aircross acupezado". Isso significa que a dupla deve compartilhar peças, externas e internas, motores e uma série de itens tecnológicos - todos já presentes no SUV de sete lugares.

O Citroen Basalt é a grande aposta da marca francesa para o mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Em tamanho, espere por algo como 4,30 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Os dados oficiais devem ser descobertos em breve.

Isso torna o Basalt mais curto e menos largo que o Fastback - que tem 4,42 metros de comprimento e 1,77 m de largura. Em compensação, o entre-eixos deve ser maior que o do "primo", que tem 2,53 m.

A chegada oficial ainda é mantida sob sigilo. Mas nós do WM1 acreditamos que o início da fase de pré-vendas deverá ocorrer no começo deste segundo semestre. As entregas devem ficar para o último trimestre de 2024.

Comentários
Wid badge