Agora é oficial: o terceiro carro da família C-Cubed da Citroën no Brasil teve seu nome revelado nesta manhã (25/03). Ele irá se chamar Basalt e será revelado oficialmente nesta quarta (27).
A nomenclatura era o que faltava, talvez o mais importante. Segundo a marca, o Basalt foi pensado especialmente para "necessidades e desejos" de clientes da América do Sul.
Mas que já se sabe sobre o carro? O WM1 adiantou informações no começo de 2023.
O Basalt é o terceiro modelo da família C-Cubed, hoje composta pelo hatch C3 e pelo SUV C3 Aircross - que, inclusive, é a opção entre eles com oferta de sete lugares.
No Brasil, o Basalt poderá usufruir dos benefícios da aliança da Stellantis e usar motores e câmbios de carros como Fiat Argo, Cronos, Strada, Pulse e Fastback, entre outros.
Por conta disso, espere pelo bem aproveitado motor 1.3 Firefly e por versões que adotem o motor 1.0 turbo e por que não a variação turbinada do próprio conjunto 1.3 (hoje em configurações requintadas do Fiat Fastback, Toro e também na família de SUVs da Jeep).
O desenho do SUV cupê será baseado no de C3 e C3 Aircross e terá estilo acupezado, parecido com o SUV elétrico e-C4x já mostrado lá fora - e que você confere na imagem abaixo.
O Basalt deve ser posicionado acima do C3 Aircross e custar algo entre R$ 130 mil e R$ 170 mil. Os preços do Fastback - seu principal rival, apesar de "primo" distante - foram usados como referência.
Será mais um SUV compacto do cenário nacional. Seu projeto interno era chamado de CC22.