O Denza Z9 está com o passaporte carimbado para o Brasil. A chegada do modelo foi confirmada pela vice-presidente executiva e CEO para as América da BYD, Stella Li, durante entrevista a um grupo de jornalistas brasileiros no headquarter da marca em Shenzhen, na China.
No entanto, a executiva não disse qual versão deverá chegar ao Brasil. A reportagem do WM1 então foi atrás da informação, e de acordo com apurações iniciais a configuração que deverá ir para o Brasil será a GT, e não a sedã - o que nos anima, pois a GT é realmente mais interessante em termos de design.
O que parece ainda estar ligeiramente distante de uma definição é se será comercializada por aqui a opção 100% elétrica, a híbrida ou até mesmo as duas.
O Denza Z9 GT é um veículo híbrido ou totalmente elétrico com um visual extremamente arrojada e atraente. Foi desenhado por um dos projetistas mais renomados atualmente, Wolfgang Egger.
A receita remete muito aos modelos da Porsche, como o Panamera. A receita é uma dianteira longa, distância entre os eixos generosa e pouca altura. Rodas grandes, linha de cintura alta e área envidraçada reduzida agregam ainda mais agressividade ao modelo.
O Z9 tem 5,19 metros de comprimento, 3,12 m de distância entre os eixos, 1,99 m de largura e apenas 1,50 m de altura.
O Denza tem dois sistemas de propulsão: híbrido ou elétrico. No caso do híbrido, o sistema é o conhecido DM-O, focado para carros de alta performance. Aqui estamos falando de um motor 2.0 turbo a gasolina de 203 cv que trabalha em sintonia com outros três motores elétricos - que, juntos, geram 858 cv de potência.
Traduzindo isso em performance, estamos falando de um carro que acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. No modo elétrico, o Z9 tem autonomia de pouco mais de 100 quilômetros, mas em conjunto com o motor a combustão o modelo pode percorrer até 1.100 quilômetros.
Já a versão 100% elétrica é ainda mais insana quando o assunto é performance. Com os três motores elétricos, o Z9 entrega 952 cv de potência, atingindo os 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Neste formato, a autonomia é de 630 quilômetros, aproximadamente.