A Ford confirmou uma picape elétrica de médio porte - tratada como Ranger Lightning ou algo próximo a isso – para em 2027. As informações vêm do site australiano Carsales, país onde as caminhonetes são muito fortes.
Além disso, um SUV de três fileiras relacionado a esse projeto está descartado.
A Ford repensou seus planos de futuros carros elétricos e cancelou os planos para um SUV BEV, bem como para uma família inteira de vans. A marca disse que o projeto havia sido adiado de 2025 para 2027, mas agora confirmou que eliminou a ideia e, em vez disso, irá se voltar para o desenvolvimento de híbridos.
"Com a compressão de preços e margens, tomamos a decisão de ajustar nosso roteiro de produtos e tecnologia", disse o diretor financeiro da Ford, John Lawler, antes de revelar que o investimento em EV teria um corte de 40% para cerca de 30% do gasto total.
Além de desenvolver híbridos, o CEO da Ford, Jim Farley, também afirmou que a gigante montou uma equipe especial na Califórnia cujo único trabalho era desenvolver uma nova arquitetura de EVs - acessível e que daria origem a uma picape elétrica de médio porte totalmente nova... Para 2027.
Farley deu a dica de uma segunda picape elétrica -além da F-150 Lightning- em abril de 2022, mas não entrou em muitos detalhes além do fato de que ela seria produzida em uma fábrica totalmente nova no Tennessee (EUA).
Apesar de sua produção nos Estados Unidos, acredita-se que ela será oferecida globalmente em uma tentativa de capitalizar o enorme investimento na nova plataforma, em um movimento que daria peso à expectativa de que ela usasse a identificação de Ranger Lightning.
Outras medidas do corte de custos incluem o adiamento da nova F-150 Lightning - de 2025 para 2027 - e a realocação da produção de baterias do Mustang Mach-E da Coreia do Sul para Michigan (EUA).
A Ford diz que deve perder até US$ 5,5 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões) em negócios relacionados a EVs somente este ano. É, de fato, a hora de reajustar os planos.