É oficial: a Ford vai trazer a Maverick para o Brasil em 2022. Estimada para o segundo trimestre do ano que vem, a futura rival da Fiat Toro recebeu seu primeiro registro oficial no país: o sobrenome "FX4", publicado nos últimos dias pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
A utilização da insígnia significa uma possível versão "cross", pois nos EUA essa configuração é um opcional de pegada aventureira da variante topo de linha "Lariat". E a associação faz sentido, já que a marca fez coisa parecida com o Bronco Sport - a linha Wildtrak foi feita especificamente para o nosso país e não existe lá fora, ou seja, a Maverick FX4 seria a representação do famoso "pacote Brasil".
Por ser a topo de linha, a Maverick Lariat vem completinha - traz de série, por exemplo, sete airbags; banco do motorista com ajuste elétrico; quadro de instrumentos digital; sistema de frenagem automática de emergência; ar-condicionado de duas zonas; faróis de LED; central multimídia com tela de oito polegadas e chave presencial.
O pacote "FX4" lá de fora adiciona à versão Lariat rodas aro 17" com desenho exclusivo, pneus voltados para uso off-road, assistente de descida, ganchos de reboque na frente e atrás e até um skid plate (aquela proteção adicional na parte inferior dos para-choques). Com o registro da Ford do Brasil, é de se esperar que a Maverick venha (importada do México) com visual semelhante.
Ainda não está esclarecido, porém, a motorização que será utilizada por aqui. Lá fora, a picape pode ter conjunto híbrido, com motor 2.5 de 193 cv (herdado do Escape Hybrid, outro carro que deve vir para cá) combinado a um câmbio CVT e tração dianteira, ou o 2.0 Ecoboost (turbo, também utilizado pelo Bronco Sport) com 253 cv e 38,3 kgf.m - com transmissão automática de oito marchas e tração 4x4.
Entramos em contato com a Ford do Brasil para saber sobre o registro, mas até o fechamento desta reportagem a marca ainda não havia respondido nossos questionamentos.