A picape Hyundai Santa Cruz está cada vez mais próxima de ser lançada. Prevista para chegar ao mercado no segundo semestre, o modelo foi flagrado mais uma vez em solo norte-americano, desta vez pela turma do site AutoMedia. No Brasil, sua estreia deve acontecer até o fim de 2021.
A Hyundai Santa Cruz, como podemos ver pelos flagrantes, terá identidade visual alinhada ao desenho do novo Hyundai Santa Fe. Segundo a publicação, o modelo terá porte de uma picape média, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, entre outras. Nos EUA, esse segmento é chamado de "light truck", ou seja, para o norte-americano esse tamanho é considerado pequeno.
Contudo, outras fontes e sites de notícias asiáticos apontam a Santa Cruz como uma concorrente direta da Fiat Toro. A própria Hyundai dos EUA, em novembro de 2019, confirmou a produção da Santa Cruz baseada no conceito de mesmo nome. Em comunicado, a marca informou que a proposta do modelo é ser uma "picape mais para o lazer e para o público jovem do que para o trabalho".
Gostou do desenho frontal? Essa "cara nova" também será adotada pelo próximo Tucson, outro carro que deve aparecer entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2021.
O destaque fica pela grade grandona e pelos faróis divididos em dois andares - algo que tem se tornado cada vez mais comum, vide Fiat Toro e Citroën C4 Cactus. Na parte de cima, fica a luz de posição, provavelmente de LED. Já no canhão de baixo devemos encontrar o farol tradicional e a luz de seta, que aposenta os projetores para neblina, algo que também aconteceu com o novo Santa Fe.
Outro fato é que a Santa Cruz será construída sobre a plataforma do Tucson, com estrutura monobloco e sem aquele estilo "quadrado" de picapes feitas com carroceria sobre chassi. Isso significa que o design traseiro também poderá ter um estilo mais ousado, como faz a Fiat Toro, por exemplo, que é derivada da plataforma do Jeep Renegade.
Talvez seja por isso que, até agora, a traseira é a parte mais coberta do carro em todos os flagras já feitos. O que sabemos é que a carroceria da Santa Cruz terá sempre cabine dupla, quatro portas e capacidade para cinco pessoas.
Reparou que na foto do flagra do pessoal da AutoMedia, acima, a Santa Cruz puxava um trailer? Pois esse reboque, da Wells, pesa quase 1.400 kg.
Isso significa que as capacidades de carga e reboque do carro da Hyundai serão maiores que as da Toro - que puxa somente 400 kg, mesmo com motor a diesel e tração 4x4 -, mas menores que a de uma picape média convencional, capaz de arrastar quase 3 toneladas. A carroceria do tipo monobloco de carro de passeio joga contra nesse sentido.
De acordo com a notícia, a Hyundai se limita a dizer que deseja para o modelo "todos os atributos tradicionais de um SUV, mas com uma caçamba". Um motor já está confirmado: o 2.0 turbo de 241 cv e 35,9 kgf.m de torque, que também equipa o Santa Fe.
Um outro motor, aspirado, de 2,4 litros, 187 cv e 24,6 kgf.m, também é cotado. Na unidade flagrada, apostamos que o motor utilizado para levar todo o peso do trailer seja o turbinado.
A produção da Hyundai Santa Cruz será na fábrica de Montgomery, no Alabama (EUA), onde também é produzido o Santa Fe. E ela não será a única picape da marca. Como já mencionamos aqui no WM1, a empresa também prepara um modelo maior, construído com chassi separado da carroceria, previsto para 2022, que vai brigar com picapes grandes e encarar versões mais caras das médias.