A Nissan planeja lançar um SUV compacto elétrico. Segundo a publicação britânica AutoExpress, o modelo seria posicionado na categoria do Juke - que é a mesma do nosso Kicks - e teria como plano disputar clientes europeus que hoje têm como opção sustentável nesse segmento os também elétricos Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e.
Este novo utilitário seria posicionado abaixo do já revelado Ariya, que disputa mercado contra o Tesla Model Y - considerado, portanto, um SUV médio. Mesmo construído sobre a plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan, que também serve de base ao Ariya e ao próximo Mégane elétrico, o novo modelo promete novidades visuais, ainda que seu desenho possa ser parecido com o do irmão maior.
As expectativas da mídia europeia são grandes. O AutoExpress e outros sites especializados afirmam que este novo veículo seja equipado com sistema de tração nas quatro rodas, embora nas versões de entrada o modelo provavelmente tenha apenas tração dianteira. E como o Ariya pode ser considerado um SUV-cupê, não é errado pensar que seu irmão menor teria estilo semelhante.
Uma fonte ligada à empresa confirmou ao AutoExpress que mesmo se a versão tradicional deste modelo não tiver o aguardado estilo acupezado, existe chance de a marca posteriormente criar versões com o estilo de carroceria mais esportivo.
Não há também, por ora, qualquer confirmação de motor ou caixa de câmbio que o modelo possa utilizar, mas espera-se que compartilhe uma série de componentes com o Leaf, o principal carro elétrico da empresa. Também não há data oficial para seu lançamento, mas quanto mais o tempo passa, mais clientes a empresa japonesa perde para fabricantes que já vendem SUVs elétricos.