Quando chegou ao Brasil, o Citroën C4 era um sedã médio com visual interessante. Os anos passaram e a ascensão dos SUVs transformou o modelo em um utilitário, o C4 Cactus. Em sua próxima geração, manterá essa pegada, com direito a versões elétrica e a combustão. Pelo menos é o que indicam os registros de patente da marca francesa.
Tratado na Europa como o sucessor do Cactus, o novo C4 não tem previsão de ser vendido no Brasil, mas foi registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por um mero protocolo da marca francesa. Não adianta se animar...
Nas imagens, é possível notar que o modelo terá o mesmo visual do mercado europeu. A dianteira segue a linha adotada atualmente no C4 Cactus, com faróis divididos em duas seções, mas com desenho mais esportivo. As proteções laterais, chamadas airbumps, são adotadas, mas de forma bem discreta.
O ponto mais diferenciado do modelo é a traseira. Com teto com caimento acentuado, no melhor estilo cupê, o novo C4 terá um aerofólio que irá dividir o vidro traseiro. Um visual inédito e que pode agradar ou desagradar muita gente.
Por dentro, o modelo terá painel digital e central multimídia flutuante, no topo do painel central. Além da versão a combustão, a Citroën registrou também o e-C4, versão 100% elétrica do utilitário. Visualmente, sua alteração é a ausência de saída de escapamento na traseira.