O novo Kicks será apresentado no Brasil neste primeiro semestre, mas a marca de origem japonesa mantém todas as informações possíveis sob sigilo completo. No entanto, como você tem acompanhado no WM1, o portal de notícias da Webmotors, algumas informações a nossa equipe de reportagem acaba descobrindo, e a mais nova delas é sobre as versões do SUV compacto, que será fabricado em na planta de Resende, no Rio de Janeiro.
De acordo com fontes ligadas à Nissan, o novo Kicks deverá ter quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Essas configurações estará acima das três atuais do Kicks Play: Active Plus (R$ 117.990), Sense (R$ 126.890) e Advance Plus (R$ 146.790).
Com a informação de que o novo Kicks terá quatro opções, podemos projetar uma Nissan bastante arrojada nos preços. Conversando com pessoas ligadas ao mercado, a expectativa é que o novo SUV da marca japonesa chegue abaixo dos R$ 160 mil, se tornando um verdadeiro pesadelo para as versões de entrada - não focadas em vendas diretas e público PcD (Pessoa com Deficiência) - de Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Hyundai Creta.
O novo Nissan Kicks será maior que o Kicks Play, que nada mais é que o Kicks de primeira geração. O SUV terá 4,37 metros de comprimento (5,6 centímetros maior que o atual Kicks), 1,80 metro de largura (4 centímetros mais largo), 1,63 metro de altura (2 centímetros mais alto) e 2,66 metros de distância entre os eixos (4 centímetros superior). Já o porta-malas terá capacidade para impressionantes 849 litros (atenção: volume até o teto).
Na cabine, tudo será novo. Atrás do volante, o futuro Kicks é outro carro. Será mais um lançamento a ter duas telas digitais integradas em uma mesma peça, como vemos em alguns modelos de marcas premium, como BMW e Mercedes.
Segundo a Nissan dos Estados Unidos, onde o carro já foi apresentado, a versão de entrada terá displays de sete polegadas, enquanto as mais caras terão telas de 12,3 polegadas. A conexão com Apple CarPlay e Android Auto não terá fio, como acontece no modelo atual.
Aos poucos o quebra-cabeça do conjunto mecânico do novo Nissan Kicks brasileiro começa a ser montado. O motor será o 1.0 turbo de três cilindros, flex, que já equipa o Renault Kardian. Este propulsor gera até 125 cv de potência máxima e 22 kgf.m de torque. No entanto, de acordo com fontes consultadas pela reportagem do WM1, os números poderão variar um pouco, já que o novo Kicks é um SUV de porte médio - portanto, teoricamente mais pesado.
A transmissão também será do SUV de entrada da Renault e deverá ter ajustes próprios para melhor atender às necessidades do novo Kicks, um utilitário esportivo bem maior. Esse câmbio é automático de dupla embreagem Efficient Dual Clutch (EDC) e tem seis marchas.