Fóruns e sites especializados na Europa, como o site AutoCar, já começam a tratar como prioridade o lançamento do novo Porsche Macan.
De acordo com a marca, a segunda geração do SUV - até hoje o modelo está na primeira, fabricada sobre a estratégia MLB, do Grupo Volkswagen - deve chegar em 2024. E terá uma versão 100% elétrica.
Vale lembrar que a Porsche chegou a dizer que o próximo Macan seria elétrico, mas reconsiderou ao afirmar depois que o modelo na verdade só teria uma versão eletrificada - que conviveria com outras com motor a combustão.
É sobre essa configuração que existem rumores. Era para chegar este ano, mas atrasos de produção causados pela falta de softwares - entenda mais aqui sobre a crise dos microchips - devem fazer com que sua estreia aconteça só no ano que vem.
Os problemas logísticos são de uma empresa chamada Cariad, divisão responsável pelos sistemas de tecnologia do Grupo Volkswagen.
Foi para aliviar a espera dos fãs e dar um posicionamento oficial às pessoas diretamente ligadas a esse projeto que a marca resolveu divulgar alguns detalhes sobre o modelo.
Na prática, a empresa revelou que a versão elétrica vai usar uma plataforma inédita - que se chama Premium Platform Electric (PPE), feita em parceria com a Audi - e terá, na configuração de acabamento mais completa, dois motor elétricos capazes de entregar 610 cv, mais de 100 kgf.m de torque e sistema de tração nas quatro rodas.
O conjunto promete 100 kWh e por conta disso o sistema de recarga poderá ser feito em carregadores ultrarrápidos com mais de 270 kW de potência.
A distribuição de peso também foi desguardada: 48% na frente e 52% atrás. Segundo a Porsche, uma recarga de 5% a 80% vai exigir somente 25 minutos. Só a autonomia ainda é mantida sob sigilo.
Importante dizer que a fabricante também já confirmou que carros montados sobre esse esquema de construção também poderão ter apenas um motor, posicionado no eixo traseiro.
Por fim, as últimas confirmações indicam que o novo Porsche Macan terá diferencial blocante no eixo traseiro e ângulo da direção 15% maior, fazendo com que manobras sejam mais fáceis.
E ele ainda terá sistema de esterçamento das rodas traseiras de até 5° - mas só em velocidades menores que 80 km/h.