Você já conhece a nova cara do Tiguan, mas agora já temos data para conhecer as atualizações do Tiguan Allspace, a versão de sete lugares do SUV médio que é vendido no Brasil. Vale lembrar que as variantes com cinco assentos, em nosso país, já saíram de cena e foram substituídas pelo Taos, que começa a ser vendido nos próximos meses.
O novo Tiguan Allspace será mostrado mundialmente no próximo dia 12, com o início da pré-venda em alguns mercados nas semanas seguintes. O SUV alongado vendido nas Américas e no Velho Continente é feito em Puebla, no México. Com isso, tudo leva a crer que a atualização não deverá demorar para chegar em solo brasileiro.
O teaser revelado pela fabricante, que você confere nesta página, mostra que o SUV pouco muda na traseira. A maior concentração de alterações visuais está na dianteira, que será remodelada igual a versão do carro com cinco lugares. Segundo a Volks, atualmente a configuração alongada Allspace responde por 55% da procura global do modelo.
Em termos de conteúdo, o novo Tiguan Allspace deve receber as mesmas novidades que o Tiguan de cinco lugares ganhou na metade do ano passado. Lá fora, o carro passou por uma reformulação e, resumidamente, ganhou reestilização visual baseada no desenho do Golf 8, versões com sistema híbrido e até uma configuração mais esportiva, que carrega o emblema "R" na carroceria.
Isso posto, uma das novidades por aqui pode ser a configuração híbrida plug-in (recarregável em tomada), batizado lá fora de eHybrid - para competir contra as novidades "sustentáveis" que ganham cada vez mais força no segmento de carros de luxo. Segundo a Volks, nessa versão, o Tiguan Allspace consegue acelerar até 130 km/h e rodar 50 km sem gastar combustível.
Seu conjunto é formado pelo motor 1.4 TSI de 150 cv combinado a outro elétrico, de 115 cv - que, juntos, rendem 245 cv (atenção: a potência final não é a soma das potências dos dois motores). Essa configuração também oferece um modo de condução mais esportivo, classificado como GTE.
Outra novidade do Tiguan 2022 que pode ser replicada no Allspace é a versão esportiva R, que troca o conjunto 1.4 pelo 2.0 TSI mais arretado do Golf R, preparado para chegar a 320 cv (contra 220 cv do atual R-Line). Nessa configuração, a tração integral tem diferencial central para distribuição e vetorização de torque. São seis modos de condução: Race, Sport, Comfort, Individual, Offroad e Snow.
Nessa opção, inclusive, o carro oferece controle dinâmico de chassi, suspensões mais baixas em 1 cm, rodas de 21" (nas outras variam de 17" a 20") e até um escapamento esportivo da Akrapovic como opcional lá fora. O câmbio é sempre automático de oito marchas - acreditamos que o valor dessa versão o colocaria fora do limite permitido para que o SUV mantivesse competitividade no nosso mercado.
Acreditamos que a configuração Allspace R-Line com o motor 350 TSI seja a que irá se manter no mercado brasileiro. Mas também apostamos que acima dessa versão a Volks possa trazer a variante híbrida do carro justamente para filar parte do mercado que demonstra grande interesse nos modelos sustentáveis.
Mas quando? As novidades podem começar a desembarcar por aqui ainda este ano, possivelmente no final do segundo semestre, mas o razoável número atual de vendas do Tiguan 350 TSI (que devem diminuir após a chegada do Taos) pode fazer com que isso demore mais um pouco - ou seja, ficar para o primeiro semestre do ano que vem.
Se isso acontecer, a Volks formaria um quarteto de lançamentos na mesma época do ano durante quatro anos seguidos: T-Cross em 2019; Nivus em 2020; Taos em 2021 e Tiguan em 2022.